PC Guia

SYNOLOGY MR2200AC

- PEDRO TRÓIA

O mais recente produto Mesh a passar pela PCGuia é o MR2200AC da Synology, uma marca mais conhecida pelos sistemas de armazename­nto NAS. Ao contrário de outros fabricante­s, a Synology optou por um design que dá prioridade à função em relação à forma: à primeira vista, o MR2200AC parece um tablet preto, montado num suporte fixo, que o mantém numa posição vertical, o que lhe permite ter uma boa propagação de sinal. Na parte de trás está uma entrada USB 3.0 que serve para partilhar impressora­s ou discos na rede. Existem também duas ligações RJ-45 gigabit - uma para ligar o equipament­o ao router e outra para ligar a outro MR2200AC, se quiser montar uma interligaç­ão por cabo entre os pontos de acesso, ou ligar qualquer outro hardware à rede. A estrela desta proposta da Synology é mesmo o software. Ao ter ido buscar muito à evolução constante do software que usa nos seus routers e NAS, a Synology conseguiu integrar um software que, não sendo excessivam­ente complicado de configurar, não deixa de ser completo.

Além da configuraç­ão básica, em que se pode criar uma rede com vários MR2200AC ou com um router da Synology, é possível configurar acessos por tipo de utilizador (como por exemplo definir limites de horário e de sites a que a as crianças da casa podem aceder) ou configurar redes para convidados. Ainda no campo do software, estes pontos de acesso são dos primeiros a serem certificad­os para a norma de segurança Wi-Fi WPA 3, que torna os acessos não autorizado­s muitos mais difíceis.

Depois de tudo configurad­o fizemos um conjunto de testes para determinar o desempenho do MR2200AC na nossa redacção. Utilizámos um Macbook e o Speedtest.net para medir a velocidade do acesso à rede e também copiámos alguns ficheiros entre dois computador­es: um ligado ao MR2200AC e outro ligado por cabo à rede. No primeiro cenário registámos uma velocidade média de 696 Mbps no download e de 129 no upload (a nossa ligação à Internet é de 1 Gbps/200 Mbps). No caso da transferên­cia de ficheiros atingimos 400 Mbps no download e 397 no upload.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal