SYNOLOGY MR2200AC

PC Guia - - LAB - PEDRO TRÓIA

O mais re­cen­te pro­du­to Mesh a pas­sar pe­la PCGuia é o MR2200AC da Synology, uma mar­ca mais co­nhe­ci­da pe­los sis­te­mas de ar­ma­ze­na­men­to NAS. Ao con­trá­rio de ou­tros fa­bri­can­tes, a Synology op­tou por um de­sign que dá pri­o­ri­da­de à fun­ção em re­la­ção à for­ma: à pri­mei­ra vis­ta, o MR2200AC pa­re­ce um ta­blet pre­to, mon­ta­do num su­por­te fi­xo, que o mantém nu­ma po­si­ção ver­ti­cal, o que lhe permite ter uma boa pro­pa­ga­ção de si­nal. Na par­te de trás es­tá uma en­tra­da USB 3.0 que ser­ve pa­ra par­ti­lhar im­pres­so­ras ou dis­cos na re­de. Exis­tem tam­bém du­as li­ga­ções RJ-45 gi­ga­bit - uma pa­ra li­gar o equi­pa­men­to ao router e ou­tra pa­ra li­gar a ou­tro MR2200AC, se qui­ser mon­tar uma in­ter­li­ga­ção por ca­bo en­tre os pon­tos de aces­so, ou li­gar qual­quer ou­tro hard­ware à re­de. A es­tre­la des­ta pro­pos­ta da Synology é mes­mo o soft­ware. Ao ter ido bus­car mui­to à evo­lu­ção cons­tan­te do soft­ware que usa nos seus rou­ters e NAS, a Synology con­se­guiu in­te­grar um soft­ware que, não sen­do ex­ces­si­va­men­te com­pli­ca­do de con­fi­gu­rar, não dei­xa de ser com­ple­to.

Além da con­fi­gu­ra­ção bá­si­ca, em que se po­de cri­ar uma re­de com vá­ri­os MR2200AC ou com um router da Synology, é pos­sí­vel con­fi­gu­rar aces­sos por ti­po de uti­li­za­dor (co­mo por exem­plo de­fi­nir li­mi­tes de ho­rá­rio e de si­tes a que a as cri­an­ças da ca­sa po­dem ace­der) ou con­fi­gu­rar re­des pa­ra con­vi­da­dos. Ain­da no cam­po do soft­ware, es­tes pon­tos de aces­so são dos pri­mei­ros a se­rem cer­ti­fi­ca­dos pa­ra a nor­ma de se­gu­ran­ça Wi-Fi WPA 3, que tor­na os aces­sos não au­to­ri­za­dos mui­tos mais difíceis.

De­pois de tu­do con­fi­gu­ra­do fi­ze­mos um con­jun­to de tes­tes pa­ra de­ter­mi­nar o de­sem­pe­nho do MR2200AC na nos­sa re­dac­ção. Uti­li­zá­mos um Mac­bo­ok e o Spe­ed­test.net pa­ra me­dir a ve­lo­ci­da­de do aces­so à re­de e tam­bém co­piá­mos al­guns ficheiros en­tre dois com­pu­ta­do­res: um li­ga­do ao MR2200AC e ou­tro li­ga­do por ca­bo à re­de. No pri­mei­ro ce­ná­rio re­gis­tá­mos uma ve­lo­ci­da­de mé­dia de 696 Mbps no down­lo­ad e de 129 no uplo­ad (a nos­sa li­ga­ção à In­ter­net é de 1 Gbps/200 Mbps). No ca­so da trans­fe­rên­cia de ficheiros atin­gi­mos 400 Mbps no down­lo­ad e 397 no uplo­ad.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.