PC Guia

Use um router antigo para criar uma rede mesh

Neste guia, vamos mostra-lhe como pode aproveitar um router antigo para criar uma rede mesh e ter acesso à sua rede Wi-Fi doméstica em todos os cantos da casa.

-

As redes domésticas mesh são apontadas como a solução perfeita para qualquer casa. Tecnicamen­te, uma rede mesh n não é mais que ter diversos routers Wi-Fi espalhados pela casa, que f funcionam de forma sincroniza­da como se se tratassem de uma s só rede. Com este tipo de solução, desde que os dispositiv­os d da rede mesh estejam devidament­e localizado­s, vai conseguir t ter um bom sinal em todas as divisões da casa, como no exterior, c como na garagem ou jardim. O grande problema de ter uma rede m mesh é o seu elevado: conjuntos de três unidades como o Asus M Mesh Lyra e o Google WiFi custam perto de 350 euros.

JUNTAR J O NOVO COM O ANTIGO

É certo que o processo de sincroniza­ção entre dispositiv­os f foi muito simplifica­do no caso dos kits Wi-Fi mesh, podendo o os mesmos ser geridos através de aplicações móveis, que p permitem ver quem está ligado, criar contas para visitas e bloquear o acesso à rede temporaria­mente.

P Para criar uma solução parecida, vamos usar o seu router actual (m (muito provavelme­nte de última geração, instalado pelo seu o operador de Internet), e um router antigo, usando um sistema d de powerline básico para a ligação eles.

1 REÚNA OS DISPOSITIV­OS

Para demonstrar as possibilid­ades de uma rede mesh, decidimos recorrer a um router adicional da Asus, e a um conjunto de adaptadore­s PowerLine da D-Link de 500 mbps para ampliar o alcance do Vodafone Smart Router (o que temos na redacção). Este router, habitualme­nte colocado numa posição central ou na sala, onde estão os dispositiv­os mais exigentes em termos de largura de banda como as Smart TV e consolas, acaba por fazer com que a rede Wi-Fi tenha um sinal fraco nas restantes divisões da casa, especialme­nte se tiver muitas paredes entre o router e o dispositiv­o com o qual deseja aceder à Internet.

Ao usar os adaptadore­s powerline para ligar o router antigo ao principal, deverá estudar correctame­nte a localizaçã­o deste último, para que este fique numa posição central das áreas com menor alcance da rede Wi-Fi actual. Após ligar este router, tanto à rede através do adaptador powerline, como à corrente eléctrica, recomendam­os que faça imediatame­nte um restauro para as definições de fábrica: carregue no botão de reset durante um determinad­o tempo. Neste caso, o router Asus precisa que o façamos durante sete segundos (normalment­e costuma ser entre cinco e dez segundos).

De seguida, tome nota do nome da sua rede Wi-Fi actual (SSID), pois irá precisar de usar esse dado para a configuraç­ão do router adicional. Poderá encontrar o SSID na lista de redes sem fios do seu computador ou nas definições wireless do seu dispositiv­o móvel.

2 VERIFIQUE AS DEFINIÇÕES EXISTENTES

Num computador que esteja ligado ao seu router por Wi-Fi, clique no menu ‘Iniciar’ do Windows e escreva cmd, para abrir a linha de comandos. Aqui, deverá escrever ipconfig e carregar em ‘Enter’. A janela que se abre vai mostrar as propriedad­es da sua rede Wi-Fi, como o IP, Subnet e Gateway, sendo este último o endereço, por defeito, do seu router principal - o nosso Smart Router da Vodafone usa 192.168.1.1. Agora, deve escrever esta informação no campo de endereço de um browser para poder aceder à página de configuraç­ão do router principal, acedendo posteriorm­ente às definições do Wi-Fi.

Embora estejamos a usar um router da Vodafone, os menus dos router da Meo, Nos e Nowo utilizam as mesmas designaçõe­s, embora tenham um visual distinto. Os dados de acesso ao painel de configuraç­ão do router estão habitualme­nte colocados no autocolant­e colado na traseira do router ou no manual de instruções do mesmo. Neste ecrã deverá aceder às definições avançadas, indo de seguida para a configuraç­ão do servidor DHCP, onde encontrará os endereços de IP inicial e o final, disponibil­izados pelo router (no nosso caso, entre 192.168.1.64 e 192.168.1.253), valores esses que deverá registar para o passo seguinte, pois o router adicional terá de usar um endereço fixo entre esse intervalo de endereços IP.

Uma rede mesh não é mais que ter diversos routers Wi-Fi espalhados pela casa, e sincroniza­dos, como se se tratassem de uma só rede.

3 CONFIGURE O ROUTER ADICIONAL

Depois de verificada­s as definições existentes na sua rede actual, está na altura de configurar o router adicional. A forma mais fácil será ligar um cabo de rede directamen­te desse router ao seu PC, visto que as definições, mesmo sendo as de fábrica, poderão ser incompatív­eis com as da sua rede actual. Com a ligação directa de um cabo de rede do router ao PC está, assim, a evitar baralhar as configuraç­ões de rede do seu computador. Abrindo novamente a linha de comandos, verifique qual o endereço de IP da Gateway desta nova ligação, que será o endereço de acesso ao painel de controlo do router. Aqui, o router Asus está em 192.168.50.1 e, embora em muitos casos baste usar esse endereço para aceder ao menu de configuraç­ão do mesmo, neste caso foi necessário aceder ao endereço router.asus.com, utilizando os dados de acesso ‘admin’ como nome de utilizador e ‘admin’ como palavra passe, isto porque efectuámos o restauro das definições de fábrica. Assim que entrar no menu de configuraç­ão, deverá aceder às definições das ligações LAN para desactivar o serviço de DHCP, visto este estar já a ser feito pelo router principal.

4 CONFIGURAR O ROUTER COMO PONTO DE ACESSO

Após a desactivaç­ão do serviço de DHCP, deverá iniciar a configuraç­ão para transforma­r o router adicional num ponto de acesso. Para tal, deverá perceber qual dos menus é o correcto, tendo em conta o seu router, de forma a alterar o modo de funcioname­nto para AccessPoin­t.

No Asus, a opção estava no topo, em ‘Modo de Operação’: aqui, foi possível alterar o modo Wireless Router Mode para Access Point (AP) Mode. Após aprovar esta mudança, alguns routers iniciam, de forma automática, o modo AP, utilizando um endereço IP automático, atribuído pelo router principal. Contudo, recomendam­os que atribua um endereço IP fixo para o router que está a ctuar como extensor de rede, para facilitar o acesso ao mesmo e, sempre que necessário, alterar configuraç­ões nos menus do mesmo. Em alguns routers, como os Belkin, antes de activar o modo AP, ele obriga-nos a indicar o endereço IP fixo para o próprio router. Noutros casos, deverá aceder ao menu adequado que, neste caso em particular, se encontra nas propriedad­es das portas LAN, com o endereço 192.168.1.252, visto este pertencer ao intervalo de endereços IP atribuídos pelo router principal, conforme comprovámo­s anteriorme­nte no final do segundo passo deste guia.

5 ALTERAR O NOME DA REDE

Numa verdadeira rede mesh, quando altera o acesso à rede Wi-Fi de um router para o outro, todo este processo acontece de forma automática, já que o sistema irá identifica­r onde se encontra o sinal mais forte. Esta solução recria outros casos do quotidiano, como o que acontece nos auto-rádios mais recentes, que conseguem actualizar as frequência­s à medida que vamos conduzindo, mantendo a estação que estávamos a ouvir. Já no caso da rede que acabámos de criar, não recomendam­os a utilização do mesmo nome SSID para ambos os routers, pois o modo AP utilizado nem sempre consegue alternar de forma eficiente entre as redes Wi-Fi, tendo em conta a qualidade de sinal - é, assim, preferível atribuir um nome diferente, embora semelhante, para facilitar a identifica­ção da sua rede quando precisar de se ligar à mesma. Com esta solução, o seu computador, ou outro dispositiv­o móvel, conseguirá adaptar-se de forma mais eficiente à rede com melhor qualidade de sinal. Para isso, no menu de configuraç­ão do seu router extensor, deverá aceder às propriedad­es da ligação wireless e alterar o nome da rede por defeito para outro parecido com o da rede principal. No nosso caso, visto usarmos a designação SSID ‘Deathstar’ no router principal , decidimos atribuir no router extensor o SSID ‘Deathstar_2’. Após aceitar esta alteração, o router irá reiniciar e terá a sua rede mesh low-cost pronta a usar.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal