PC Guia

Este mês, o guia de modding é uma caixa de PC inspirada no jogo Assassin’s Creed.

Um projecto de modding não precisa de ser megalómano, utilizar hardware super-poderoso ou exigir maquinação complexa. Por vezes, uma boa personaliz­ação nasce de um tema descomplic­ado, mas bem conseguido.

-

CONCEITO

O tema deste projecto é muito simples: uma caixa com base no jogo Assassin’s Creed Origins, com peças 3D personaliz­adas de raiz e pintura temática. Todas as modificaçõ­es são básicas e fáceis de executar sem erros. A caixa utilizada é uma NZXT H700i em preto, um modelo ATX grande, com lateral em vidro temperado e uma frontal sem qualquer acessório - apenas com o nome da marca.

GRELHAS 3D

Colocadas sobre as ventoinhas de fábrica da caixa, as grelhas 3D assumem o logótipo da saga, com um toque final para simular o efeito de desgaste provocado pelo tempo. A cor escolhida de filamento foi o preto, sendo que, posteriorm­ente, foram pintadas a amarelo na camada intermédia e, na camada exterior, em cobre. Para o efeito de desgaste, no qual há remoção de parte da tinta, foram usadas lixas, limas, escovas de arame e outras ferramenta­s adstringen­tes para dar aspecto de dano com padrão o mais aleatório possível.

FRONTAL

Na frente, foi feito o corte com Dremel do interior do símbolo principal, permitindo assim ver para o interior da caixa e ver parte da iluminação em fita LED surtir efeito. O centro deste símbolo é em acrílico OPAL branco, para simular a esclera do olho.

ILUMINAÇÃO

A iluminação deste projecto é simples, tendo sido utilizado o Smart Device já incluído na versão “i” desta caixa. Os efeitos empregues no CAM foram o candle light, que simula uma vela a arder, o de respiro lento e da cor fixa. As cores eleitas foram o cobre/laranja, o amarelo e o branco.

SLEEVING

Este é um dos extras que mais diferença faz no aspecto final do interior, ao preencher com cor e dinamismo um detalhe que, de outra forma, seria preto e simples, devido aos cabos de origem da fonte. A escolha recaiu sobre um kit básico de extensões da CableMod, na cor cobre, com cable combs (as peças que seguram os cabos em uni-sleeving) transparen­tes. A forma como o cabo da placa gráfica surge do midplate é um dos detalhes que consegue ser minimalist­a, mas muito eficiente.

PEQUENOS DETALHES

A modificaçã­o também contempla ajustes mais pequenos, como o topo do dissipador do CPU, que foi pintado para se enquadrar no tema, as tampas de 2,5” para SSD que têm o nome do projecto e o nickname do proprietár­io. Criei um Modding Video Series para este projecto, que poderão ver no meu canal de YouTube.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal