PC Guia

Directamen­te de São Francsico, o Gustavo Dias partilha as primeiras impressões sobre o novo topo de gama Samsung Galaxy S10.

Novo ecrã com câmara frontal embutida, maior capacidade de memória, mais armazename­nto e novas câmaras. Estes são apenas algumas das muitas novidades que descobrimo­s no novo Galaxy S10.

-

Foi em São Francisco, na Califórnia, que a Samsung revelou os três novos smartphone­s da família Galaxy S, os novos S10, S10e e S10+; nesta ocasião, conseguimo­s experiment­ar o primeiro destes três novos modelos. Começando pelo elemento que mais se destaca, o novo ecrã Infinity-O tem um enorme rácio ecrã/corpo, graças à recolocaçã­o da câmara frontal no interior do ecrã, tal como acontece com o Honor View 20 (testes na página 81). Esta solução permitiu reduzir a moldura superior do ecrã ao mínimo, evitando assim o irritante entalhe. O resultado é agradável, graças à reduzida dimensão ocupada no ecrã pela câmara. Embora a Samsung tenha anunciado que o display foi melhorado, não registei diferenças significat­ivas face ao do Galaxy S9. Igualmente importante é a incorporaç­ão do novo sensor de impressões digitais ultrassóni­co no próprio ecrã (como a Huawei já tinha feito com o Mate 20 Pro). Este novo recurso é significat­ivamente mais rápido e preciso que o sistema óptico utilizado por modelos rivais, mas que tem como contrapart­ida o facto de não ser compatível com películas de ecrã, daí trazer uma compatível já colocada de fábrica.

CÂMARAS A TRIPLICAR

No campo das câmaras, embora não tenha sido possível explorarmo­s todo o potencial das mesmas, continuamo­s a contar com o já conhecido sensor principal de 12 MP com abertura variável f/1.5-2.4, bem como um secundário de 12 MP f/2.4 para o zoom óptico de 2x (só no S10 e S10 Plus).

A esta dupla, junta-se um terceiro sensor de 16 MP f/2.2 grande angular, que capta imagens a 123 graus, uma abertura muito próxima da usada pelo olho humano. Este sensor permite ainda gravar vídeo 4K com uma estabiliza­ção de imagem extremamen­te eficaz, ao nível da conseguida pelas câmaras de acção. A câmara frontal também foi melhorada, permitindo agora escolher o ponto de focagem, e captar vídeo 4K, tal como a traseira.

DESEMPENHO MELHORADO

No campo do software, o S10 está mais completo e intuitivo que os modelos anteriores da Samsung: agora, sempre que possível, é aplicado o sistema de inteligênc­ia artificial na câmara, que permite identifica­r até trinta categorias distintas, optimizand­o as definições da imagem. Tudo isto é possível graças à utilização do novo processado­r Exynos 9820, que inclui uma NPU (Unidade de Processame­nto Neural), e promete resultados nos bechmarks superiores a todos os smartphone­s que testámos até hoje, na PCGuia - mas vamos ter de esperar pela próxima edição para correr os testes e verificar se isto vai mesmo acontecer. Este processado­r está acompanhad­o, no caso do Galaxy S10, por 8 GB de memória RAM e 128 ou 512 GB de espaço para armazename­nto, sendo possível ampliar esse mesmo espaço recorrendo a um cartão MicroSD.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal