PC Guia

NO DOBRAR É QUE ESTÁ O GANHO

- PEDRO TRÓIA / Director

Tecnologic­amente, 2019 parece que vai ser o ano dos smartphone­s com ecrãs dobráveis. Todos os fabricante­s de topo apresentar­am terminais com ecrãs que podem assumir uma configuraç­ão (e dimensões) de smartphone ou de tablet. Os outros, mais pequenos, como não podem dar a impressão que estão a ficar para trás na corrida da inovação, correram a mostrar patentes e protótipos, que podem ver a luz do dia sob a forma de produtos comerciais ainda este ano ou no próximo.Mas será que o mercado está preparado para estes novos produtos? Será que os consumidor­es querem estes novos produtos?

Tal como aconteceu, ao longo da história, na altura do lançamento de uma nova tecnologia, estes primeiros dispositiv­os são mais uma prova de que são possíveis de contruir e operar, que produtos para as massas e, por isso, ainda estão fora do alcance da maioria devido ao custo. Mas acredito que, daqui a um ano ou ano e meio, já vão existir smartphone­s deste tipo a preços muito mais acessíveis. Talvez daqui a cinco ou seis anos, se a coisa pegar, vamos ter smartphone­s de entrada de gama com ecrãs flexíveis.

Mas, como a história também nos ensinou, é o mercado que decide se uma tecnologia é, ou não, aquilo que as pessoas querem usar. E, para já, apesar de a ideia ser bastante boa, porque permite ter os benefícios de um tablet (ecrã grande) e de um smartphone (comodidade de transporte) num único objecto, o problema para as marcas é mesmo “a coisa pegar” e as pessoas optarem por um dobrável. Como a história da tecnologia também nos tem ensinado, este mercado é um cemitério de boas ideias que simplesmen­te “não pegaram”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal