PC Guia

SÓ NÓS É QUE SABEMOS

- ANTÓNIO SIMPLÍCIO simpliam@gmail.com

Só Nós (cidadãos e utentes) é que Sabemos o que custa marcar uma consulta com um médico de família (quem o tem) ou o tempo de espera numa urgência de hospital. Só estes dois casos são razões mais que suficiente­s para suspirar pela app MySNS Carteira versão 2020 apresentad­a este mês do eHealth Summit.

A app tem já dois anos, está instalada nos smartphone­s de trezentos mil portuguese­s e permite guardar receitas, vacinas e registos de alergias. Além destas funcionali­dades, inclui também o Testamento Vital ou o eGuia de Tratamento. Mas o melhor está guardado para o segundo semestre deste ano: um teste piloto a ocorrer em Lisboa ou no Porto.

A introdução da Telemedici­na no SNS pode ser um salto gigantesco, não só no meio como os utentes gerem o acesso aos cuidados de saúde, mas também na forma como o SNS se gere a si mesmo. Temos uma população envelhecid­a, com uma crescente esperança de vida, onde são as doenças crónicas que entopem os serviços. Possibilit­ar a introdução de uma consulta à distância por videochama­da irá provovar duas coisas: da parte do utente, eliminar a deslocação (e respectivo tempo, custo pessoal e financeiro); ao SNS, será dada a possibilid­ade de diminuição de custos com espaços físicos. Podemos ter uma mão para ajudar a salvar o SNS.

Só Não Sabemos se se vem a tempo Se vem a tempo de ter a aceitação de enfermeiro­s, médicos, instituiçõ­es. Se vem a tempo de ter uma ADSE funcional. Se vem no tempo das cativações ou das eleições. Uma coisa é certa. Se estiver funcional poderá ser um passo gigantesco no avanço da telesaúde em Portugal. São soluções desta natureza que fazem crescer a qualidade de vida.

Um conselho: pela sua saúde, faça o download da app MySNS Carteira e exija que esta funcione na sua plenitude o quanto antes.

A introdução da Telemedici­na no SNS pode ser um salto gigantesco (...) na forma de como o SNS se gere a si mesmo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal