PC Guia

Quatro dicas para usar a Ferramenta de Recorte do Windows

Nesta edição, apresentam­os-lhe quatro dicas para usar a Ferramenta de Recorte do Windows, a funcionali­dade que permite fazer uma captura de parte ou da totalidade do ecrã do PC.

-

1 ATALHO

Usar um conjunto de teclas para abrir programas ou usar determinad­as funcionali­dades é muito útil. Assim, vamos criar um para abrir facilmente a Ferramenta de Recorte. Primeiro, vá à área de pesquisa, escreva ferramenta de recorte e seleccione ‘Afixar na barra de tarefas’. A partir de agora, a funcionali­dade fica disponível facilmente e pode ser aberta clicando nas teclas ‘Windows + número da ordem na barra’, no nosso caso é a ‘9’ 1 . Com a Ferramenta de Recorte aberta utilize ‘Alt + N’ para criar um novo recorte, ‘Alt + M’ para escolher um modo de recorte e ‘Shift + teclas de seta’ para deslocar o cursor e selecciona­r uma área de recorte retangular.

2 DESACTIVAR SOBREPOSIÇ­ÃO

A Ferramenta de Recorte permite fazer uma captura de ecrã mas, normalment­e, coloca uma área a branco à volta da imagem. Se quiser remover essa camada de sobreposiç­ão basta clicar em ‘Opções’ e desmarcar a caixa ‘Mostrar sobreposiç­ão de ecrã quando a Ferramenta de Recorte estiver ativa’ 2 .

3 ATRASE AS CAPTURAS DE ECRÃ

A Ferramenta de Recorte do Windows permite adiar a captura de ecrã entre um a cinco segundos, muito útil, quando, por exemplo, quer tirar um print screen mas assinalar diversas opções antes. Escolha ‘Atrasar’ 3 no menu e a duração que quiser.

4 PERSONALIZ­AÇÃO

É possível mudar a cor da linha que delimita a captura de ecrã para perceber melhor o que está a recortar. Para isso vá a ‘Opções’ > ’Aplicações’ > ‘Cor da tinta’ e, depois, no menu dropdown escolha a cor que considera ser mais adequada. Também é possível fazer com que esse rebordo fique visível: basta assinalar a caixa ‘Mostrar a tinta de seleção após a captura dos recortes’ 4 . Outra funcionali­dade interessan­te é a que permite fazer anotações nas capturas de ecrã. Assim que fizer a captura poderá escolher a cor da caneta no respectivo ícone 5 , escrever o que quiser e, depois, guardar, clicando no símbolo da disquete 6 . Há também a possibilid­ade de sublinhar com uma caneta amarela, por exemplo, em casos onde haja texto a destacar 7 .

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal