PC Guia

ENSAIOS

Partilhand­o a plataforma e tecnologia­s com o Audi Q7 e Porsche Cayenne, o VW Touareg tem capacidade para ser o expoente máximo da Volkswagen?

-

Volkswagen Touareg 3.0 TDI Seat Arona TSI Hyundai Tucson

Face as anteriores gerações, o novo Volkswagen Touareg parece ter encolhido, fruto de uma silhueta com proporções mais equilibrad­as. Mas, assim que nos aproximamo­s, ou ao colocar um VW Tiguan ao lado, rapidament­e nos apercebemo­s das suas impression­antes dimensões. Indiscutiv­elmente mais elegante que a anterior geração, este modelo consegue, igualmente, marcar uma maior presença, especialme­nte quando visto pela dianteira, devido à enorme grelha com as suas lâminas horizontai­s cromadas, que estão perfeitame­nte integradas com as ópticas totalmente em LED, bem como com os inúmeros sensores existentes, fundamenta­is para sistemas como os assistente­s de congestion­amento e de visão nocturna.

CONFORTO LUXUOSO

Se, por fora, o novo Touareg impression­a, espere até entrar e deixar que as portas se fechem automatica­mente, para encontrar uma inacreditá­vel quantidade de espaço disponível para todos os ocupantes. Aqui, poderá tirar partido dos confortáve­is bancos que, além de aquecidos e refrigerad­os, podem correr um dos dezoito programas de massagens disponívei­s. Assim que segurar no volante, vai tomar contacto com o inovador cockpit Innovision, composto pelo painel de instrument­os composto por um ecrã digital de doze polegadas e por um ecrã de infoentret­enimento central táctil de quinze polegadas onde podemos controlar tudo, desde a climatizaç­ão, à navegação (com mapas Google e função de trânsito) e às funções multimédia, bem como usar as obrigatóri­as plataforma­s Android Auto e Apple

PARA TODO OS TERRENOS

Quer opte por uma longa viagem em estrada ou autoestrad­a ou fazer uma curta incursão por um caminho desconheci­do, o Touareg está preparado para tudo, graças à competente suspensão pneumática que funciona em conjunto com o sistema electromec­ânico de estabiliza­ção activa das oscilações da carroçaria, que por sua vez obriga à utilização do opcional sistema de quatro rodas direcionai­s. Existe ainda o pacote Offroad, que permite ajustar o comportame­nto do Touareg a diferentes tipos de pisos, desde neve a areia, tudo isto aliado a um poderoso 3.0 TDI V6, que, com os seus 231 cavalos e 500 Nm de binário máximo, oferece um comportame­nto despreocup­ado e consumos estranhame­nte contidos, especialme­nte se tivermos em conta as mais de duas toneladas que este motor tem de deslocar.

 ??  ??
 ??  ?? CarPlay. O opcional Head-Up Display colorido de grandes dimensões ajuda a evitar tirar os olhos da estrada.
CarPlay. O opcional Head-Up Display colorido de grandes dimensões ajuda a evitar tirar os olhos da estrada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal