/ Agen­dar down­lo­ads

Os down­lo­ads po­dem di­mi­nuir o de­sem­pe­nho dos com­pu­ta­do­res. Com o Xtre­me Down­lo­ad Ma­na­ger (XDM) po­de fa­zer uma ges­tão in­te­li­gen­te dos fi­chei­ros a des­car­re­gar, agen­dan­do-os pa­ra qu­an­do não es­tá a usar o PC.

PC Guia - - ÍNDICE -

1 INS­TA­LAR O XDM

Co­me­çe por fa­zer o down­lo­ad do XDM atra­vés da pá­gi­na bit. ly/2F0UUxT e ins­ta­le o pro­gra­ma. Ao abrir o Xtre­me Down­lo­ad Ma­na­ger vai ver uma área que per­mi­te a in­te­gra­ção com o brow­ser 1 , com add-ons pa­ra os prin­ci­pais na­ve­ga­do­res exis­ten­tes – Fi­re­fox, Opera, Ch­ro­me e Ed­ge. Ca­so use um dos três pri­mei­ros, cli­que no res­pec­ti­vo bo­tão e a ins­ta­la­ção é au­to­má­ti­ca; se usar o Ed­ge, te­rá de se­guir as ins­tru­ções da­das no bo­tão ‘Ins­truc­ti­ons’. Nes­te ca­so va­mos usar o Ch­ro­me. Se pre­fe­rir não in­te­grar o XDM com o brow­ser po­de ig­no­rar es­ta eta­pa car­re­gan­do na se­ta ao la­do de `Brow­ser mo­ni­to­ring’ 2 . 2

Use o ‘Qu­eue and sche­du­ler’ pa­ra in­di­car a que as ho­ras e di­as quer que os seus down­lo­ads se­jam fei­tos.

2 DOWN­LO­ADS À NOI­TE

Cli­que em ‘Set­tings’ (ro­da den­ta­da) e de­pois em ‘Sche­du­ler set­tings’ > ‘View set­tings’ e as­si­na­le as cai­xas ‘Start qu­eue at’ e ‘Stop qu­eue at’. Is­to irá per­mi­tir que in­di­que o ho­rá­rio em que quer que os down­lo­ads se­jam fei­tos. Nes­te ca­so, acon­se­lha­mos a fa­zer os down­lo­a­das qu­an­do não es­tá a usar o PC, por exem­plo du­ran­te a noi­te 3 . Por úl­ti­mo, es­co­lha a op­ção ‘Daily’ pa­ra que os ho­rá­ri­os se­jam apli­ca­dos to­dos os di­as. A par­tir des­se mo­men­to, o XDM vai fa­zer o down­lo­ad dos links que in­di­car­mos no ho­rá­rio que de­fi­ni­mos, ou se­ja, en­tre a uma e as oi­to da ma­nhã. Cli­que na se­ta à es­quer­da do ‘Qu­eue and sche­du­ler’ pa­ra fe­char a op­ção 4 .

3 TU­DO PRON­TO DE MA­NHÃ

Co­mo exem­plo va­mos usar o link do Gimp, um pro­gra­ma gra­tui­to de tra­ta­men­to de ima­gem. Vá a gimp.org, cli­que em ‘Down­lo­ad’ no to­po da pá­gi­na e, de­pois, com o bo­tão do la­do di­rei­to do ra­to na ima­gem la­ran­ja ‘Down­lo­ad GIMP 2.10.8 di­rec­tly’ (o nú­me­ro da ver­são po­de­rá ter mu­da­do mas não tem qual­quer im­pli­ca­ção pa­ra o que que­re­mos fa­zer). Em se­gui­da, se­lec­ci­o­ne ‘Co­pi­ar en­de­re­ço do link’ (no Ch­ro­me, em ou­tros brow­sers a ter­mi­no­lo­gia po­de variar um pou­co). Vá ao XDM e cli­que em ‘+’ na bar­ra do fun­do ou no me­nu ‘Fi­le’ > ‘Add URL’ e o pro­gra­ma de­ve pre­en­cher au­to­ma­ti­ca­men­te a in­for­ma­ção. No en­tan­to, ca­so tal não acon­te­ça, fa­ça co­lar em ‘Ad­dress’. Após es­ta ta­re­fa, em vez de es­co­lher ‘Down­lo­ad Now’, cli­que em `Mo­re...’ > ‘Down­lo­ad La­ter’ > ‘De­fault qu­eue’. O ‘De­fault qu­eue’ é na ver­da­de o ho­rá­rio que es­co­lheu an­te­ri­or­men­te pa­ra des­car­re­gar os fi­chei­ros. De­pois, po­de con­ti­nu­ar adi­ci­o­nar links de for­ma a que qu­an­do se sen­tar no­va­men­te ao com­pu­ta­dor, após as oi­to da ma­nhã, os programas es­te­jam to­dos pron­tos pa­ra se­rem ins­ta­la­dos.

4 REDUZA O PE­SO DAS AC­TU­A­LI­ZA­ÇÕES DO WIN­DOWS

É vi­tal man­ter o Win­dows ac­tu­a­li­za­do pa­ra ga­ran­tir que quais­quer vul­ne­ra­bi­li­da­des não se­jam ex­plo­ra­das por hac­kers. É por is­so que, nor­mal­men­te, os up­da­tes têm to­tal li­ber­da­de pa­ra se­rem ins­ta­la­dos no PC, o que po­de cau­sar com­pli­ca­ções es­pe­ci­al­men­te em má­qui­nas mais an­ti­gas ou se fo­ram mui­to gran­des. Por is­so se qui­ser, po­de adi­ar al­gu­mas ac­tu­a­li­za­ções com a op­ção ‘Li­ga­ção com trá­fe­go li­mi­ta­do’,já que al­guns up­da­tes dei­xa­rão de ser ins­ta­la­dos au­to­ma­ti­ca­men­te. Pa­ra tal, cli­que em ‘Ini­ci­ar’ > ‘De­fi­ni­ções’ (ro­da den­ta­da) > ‘Re­de e Internet’ e na bar­ra la­te­ral em ‘Wi-Fi’ > ‘Ge­rir re­des co­nhe­ci­das’. Na sua re­de ac­tu­al es­co­lha ‘Propriedad­es’ e ac­ti­ve ‘De­fi­nir co­mo li­ga­ção com trá­fe­go li­mi­ta­do’.

5 REACTIVAR A SIN­CRO­NI­ZA­ÇÃO DOS SER­VI­ÇOS

Te­nha em aten­ção que, ao ac­ti­var es­ta fun­ci­o­na­li­da­de, es­tá tam­bém a co­lo­car em pau­sa ou­tros ser­vi­ços co­mo as ac­tu­a­li­za­ções do OneD­ri­ve. Se usa es­te pro­gra­ma com frequên­cia e quer ter o ser­vi­ço a fa­zer a sin­cro­ni­za­ção dos do­cu­men­tos te­rá que re­ac­ti­vá-lo ma­nu­al­men­te. Cli­que no íco­ne do OneD­ri­ve na bar­ra de ta­re­fas do Win­dows e es­co­lha o bo­tão de pau­sa, que in­di­ca ‘Nes­te mo­men­to, os seus fi­chei­ros não es­tão a ser sin­cro­ni­za­dos’, pa­ra reactivar a sin­cro­ni­za­ção. Po­de fa­zer o mes­mo ti­po de pro­ce­di­men­to pa­ra ou­tros programas que ve­ja que pa­ra­ram de sin­cro­ni­zar au­to­ma­ti­ca­men­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.