/ Sincronize os seus da­dos em se­gu­ran­ça

O SyncT­ray­zor é um pro­gra­ma que per­mi­te sin­cro­ni­zar au­to­ma­ti­ca­men­te as pas­tas do PC de for­ma se­gu­ra, sem com­pro­me­ter a pri­va­ci­da­de dos seus da­dos.

PC Guia - - ÍNDICE - MAFALDA FREIRE

1 Pa­ra usar o SyncT­ray­zor, app que faz par­te da so­lu­ção Syncthing, te­rá pri­mei­ro de sa­ber se o seu sis­te­ma ope­ra­ti­vo (SO) é de 32 ou 64-bit. Pa­ra tal, vá a ‘De­fi­ni­ções’ (ro­da den­ta­da) > ‘Sis­te­ma’ > ‘A cer­ca de’ e na área ‘Es­pe­ci­fi­ca­ções do dis­po­si­ti­vo’ ve­ja qual é a ver­são 1 .

2 Pa­ra des­car­re­gar o SyncT­ray­zor vá a bit.ly/2J7i­gat e cli­que em ‘SyncT­ray­zorSe­tup-x64.exe’, se ti­ver um sis­te­ma 64-bit co­mo é o nos­so ca­so, ou em ‘SyncT­ray­zorSe­tup-x86.exe’, se for 32-bit. Exe­cu­te o fi­chei­ro pa­ra ins­ta­lar o pro­gra­ma e de­pois abra-o.

3 Qu­an­do abrir a apli­ca­ção vai ver um avi­so pa­ra ‘Per­mi­tir en­vio de re­la­tó­ri­os anó­ni­mos de uti­li­za­ção?’, cli­que no bo­tão ‘Sim’ ou ‘Não’ con­for­me a sua pre­fe­rên­cia. Se apa­re­cer uma ja­ne­la de alerta do Win­dows, es­co­lha ‘Re­des pri­va­da’ e uma de ac­tu­a­li­za­ção do pro­gra­ma, cli­que em ‘Ins­tall Now’ 2 pa­ra ter a ver­são mais ac­tu­al do SyncT­ray­zor.

Com o SyncT­ray­zor par­ti­lhe pas­tas en­tre PC de for­ma fá­cil e au­to­má­ti­ca e te­nha os da­dos sem­pre ac­tu­a­li­za­dos.

4 Ago­ra, va­mos en­si­nar-lhe a adi­ci­o­nar um se­gun­do PC. No SyncT­ray­zor cli­que no me­nu drop­down ‘Ac­ções’ no can­to su­pe­ri­or di­rei­to da ja­ne­la do pro­gra­ma e, em se­gui­da, em ‘Mos­trar ID’. Irá ver um có­di­go em ci­ma 3 que de­ve apon­tar e um có­di­go QR. De­pois re­pi­ta os pas­sos 1, 2 e 3 no se­gun­do PC com o qual quer sin­cro­ni­zar as pas­tas. Con­ti­nue nes­se PC e es­co­lha a op­ção ‘Adi­ci­o­nar dis­po­si­ti­vo re­mo­to’ 4 e co­pie o có­di­go que ge­rou an­te­ri­or­men­te no ou­tro com­pu­ta­dor pa­ra o cam­po ‘ID do dis­po­si­ti­vo’, no se­pa­ra­dor ‘Ge­ral’. Em se­gui­da co­lo­que um no­me no dis­po­si­ti­vo e fa­ça ‘Gra­var’. Nós op­tá­mos por cha­mar PC2 5 . Os dis­po­si­ti­vos que adi­ci­o­nar fi­cam de­pois vi­sí­veis na área ‘Dis­po­si­ti­vos Re­mo­tos’ na par­te in­fe­ri­or di­rei­ta da ja­ne­la do SyncT­ray­zor.

5 Nes­te pas­so, vai apre­en­der a adi­ci­o­nar as pas­tas que quer sin­cro­ni­zar. Abra a pas­ta no PC, cli­que na bar­ra de lo­ca­li­za­ção e de­pois fa­ça ‘Ctrl+C‘ pa­ra co­pi­ar o ca­mi­nho. No nos­so ca­so. va­mos co­pi­ar a pas­ta ‘Do­cu­men­tos’. Abra o SyncT­ray­zor e se­lec­ci­o­ne a op­ção ‘Adi­ci­o­nar pas­ta’, dê um no­me à pas­ta na área ‘Eti­que­ta da pas­ta’ 6 , de­pois co­le o ca­mi­nho da pas­ta que co­pi­ou an­te­ri­or­men­te pa­ra ‘Ca­mi­nho da pas­ta’ 7 e fa­ça ‘Gra­var’. Re­pi­ta o pro­ces­so pa­ra ou­tras pas­tas que quei­ra sin­cro­ni­zar.

6 No SyncT­ray­zor, cli­que no sím­bo­lo da pas­ta pa­ra ver a lo­ca­li­za­ção, nú­me­ro de fi­chei­ros par­ti­lha­dos e to­tal de es­pa­ço ocu­pa­do. Nor­mal­men­te, os fi­chei­ros são sin­cro­ni­za­dos de for­ma ale­a­tó­ria mas po­de dar pri­o­ri­da­des por ta­ma­nho, da­ta ou or­dem al­fa­bé­ti­ca. Pa­ra tal, es­co­lha ‘Edi­tar’ 8 , se­lec­ci­o­ne o se­pa­ra­dor ‘Avan­ça­das’ e ‘Or­dem de ob­ten­ção de fi­chei­ros’. Em se­gui­da, es­co­lha a op­ção que mais ade­qua­da pa­ra si e fa­ça ‘Gra­var’.

7 Fi­nal­men­te, sin­cro­ni­za­mos a pas­ta com o ou­tro PC que es­tá li­ga­do atra­vés do SyncT­ray­zor. Na pas­ta Sync, cli­que em ‘Edi­tar’, de­pois vá até ao se­pa­ra­dor ‘Par­ti­lhar’, es­co­lha o PC2 9 e fa­ça ‘Gra­var’. No se­gubn­do com­pu­ta­dor irá ver uma no­ti­fi­ca­ção a pe­dir pa­ra adi­ci­o­nar a pas­ta, cli­que em ‘Adi­ci­o­nar’ 10 . Re­pi­ta os pro­ce­di­men­tos dos pas­sos 5 e 6: tem aqui as in­di­ca­ções pa­ra adi­ci­o­nar mais pas­tas e sin­cro­ni­zar os fi­chei­ros, sem que ter­cei­ros te­nham aces­so aos seus da­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.