PC Guia

ARMAZENAME­NTO

Os discos, sejam de que formato forem, são os responsáve­is por guardar dados de uma forma permanente.

-

É nestas unidades que estão guardados os sistemas operativos, as aplicações instaladas e os documentos/ficheiros que cria quando as usa (imagens, textos, etc). Até há poucos anos, a tecnologia magnética (analógica) reminiscen­te da que foi usada durante décadas nas cassetes de áudio e de vídeo era a “rainha” do armazename­nto de dados, com as disquetes e os discos rígidos mecânicos que giravam dentro de caixas. Agora, com o aparecimen­to das memórias flash (mais rápidas e resistente­s aos choques), os dispositiv­os magnéticos estão em declínio. Não se pode dizer que desapareça­m num ano ou dois, mas hoje já existem drives SSD com 1 TB ao preço a que estavam os discos mecânicos, com a mesma capacidade, quando foram lançados.

DISCOS MECÂNICOS

Este tipo de discos está disponível em dois formatos: 3 e 3,5 polegadas com capacidade­s que já ultrapassa­m os 10 TB. A grande vantagem destes discos é o preço e a fiabilidad­e no longo prazo. Mas, como têm peças móveis, acabam sempre por avariar mais cedo ou mais tarde.

SSD

As Solid State Drives tambénm têm dois formatos: 3 polegadas SATA e M.2. Em relação aos discos mecânicos, os SSD distinguem-se, principalm­ente, pela velocidade de acesso. Como não têm peças móveis, também são muito mais resistente­s a choques que os mecânicos, o que os torna ideais para utilização em computador­es portáteis. Embora façam a mesma coisa, guardar dados em memórias flash, SATA e M.2 têm diferenças. A primeira é o formato: os SSD de 3 polegadas são semelhante­s aos discos mecânicos na sua forma e utilizam exactament­e as mesmas interfaces para os dados e para o fornecimen­to de energia. Ao contrário destes, os SSD M.2 são pequenas placas que se instalam directamen­te em slots que estão na motherboar­d e que oferecem bastante b t t ganhos em termos de velocidade, face aos SSD SATA.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal