INS­TA­LAR O SIS­TE­MA OPE­RA­TI­VO

De­pois de mon­tar o seu com­pu­ta­dor, tem de ins­ta­lar o sis­te­ma ope­ra­ti­vo, por­que, se não, fi­ca­mos com um “pi­sa-pa­péis” com com­po­nen­tes elec­tró­ni­cos lá den­tro.

PC Guia - - TEMA DE CAPA -

Nes­te guia va­mos abor­dar a pri­mei­ra con­fi­gu­ra­ção pa­ra co­lo­car o com­pu­ta­dor a ar­ran­car: pri­mei­ro pa­ra a pen USB pa­ra ins­ta­lar o Win­dows e, de­pois, pa­ra o dis­co on­de tem o sis­te­ma ins­ta­la­do. An­tes de mais te­rá de cri­ar uma pen de ar­ran­que com o Win­dows pa­ra o con­se­guir ins­ta­lar no no­vo com­pu­ta­dor. Pa­ra is­so, pre­ci­sa de um com­pu­ta­dor a fun­ci­o­nar, uma pen USB com um mí­ni­mo de 8 GB e uma ima­gem ISO do Win­dows 10 (gra­tui­ta), que en­con­tra aqui: bit.ly/2UNsPV3. A ima­gem ISO te­rá de es­tar no com­pu­ta­dor que vai uti­li­zar pa­ra cri­ar a dri­ve de ar­ran­que.

1 In­si­ra a pen no com­pu­ta­dor e cli­que com o bo­tão di­rei­to do ra­to no bo­tão ‘Ini­ci­ar’ e es­co­lha a op­ção ‘Ges­tão de dis­cos’.

2 Na apli­ca­ção de ges­tão de dis­cos, cli­que com o bo­tão di­rei­to do ra­to em ci­ma da pen e es­co­lha a op­ção ‘For­ma­tar’. Se­lec­ci­o­ne o sis­te­ma de fi­chei­ros FAT32 pa­ra que o com­pu­ta­dor con­si­ga ar­ran­car a par­tir da pen.

3 Cli­que com o bo­tão di­rei­to do ra­to em ci­ma da pen­dri­ve e es­co­lha a op­ção ‘Mar­car co­mo ac­ti­va’.

4 Abra a ima­gem ISO e co­pie to­do o con­teú­do pa­ra a pen­dri­ve.

5 Pa­ra ins­ta­lar o Win­dows, a pri­mei­ra coi­sa a fa­zer é in­se­rir a pen USB nu­ma en­tra­da do PC. De­pois, bas­ta li­gar o com­pu­ta­dor e ace­der ao pro­gra­ma de con­fi­gu­ra­ção da BIOS pa­ra de­fi­nir que quer que com­pu­ta­dor ar­ran­que a par­tir da pen.

6 As­sim que o com­pu­ta­dor ar­ran­ca, apa­re­ce o pri­mei­ro me­nu do pro­gra­ma de ins­ta­la­ção do Win­dows. Se des­car­re­gou a ver­são por­tu­gue­sa é is­to que apa­re­ce. Cli­que em ‘Se­guin­te’.

7 Ser-lhe-á pe­di­do uma cha­ve de ac­ti­va­ção pa­ra o sis­te­ma. Po­de ob­ter uma cha­ve na lo­ja online da Mi­cro­soft ou em qual­quer lo­ja online que ven­da softwa­re. De­sa­con­se­lha­mos vi­va­men­te a uti­li­za­çãoç de ver­sões pi­ra­tas do Win­dows: o sis­te­ma ope­ra­ti­vo é a ba­se de tu­do o que faz no seu com­pu­ta­dor e tem de ser uma pla­ta­for­ma 100% se­gu­ra e le­gí­ti­ma.

8 A se­guir, o sis­te­ma per­gun­ta-lhe se es­tá a fa­zer uma ac­tu­a­li­za­ção, ou se es­tá a ins­ta­lar o Win­dows com­ple­ta­men­te. Es­co­lha a se­gun­da op­ção, por­que es­tá a ins­ta­lar o sis­te­ma num com­pu­ta­dor no­vo.

9 O pro­gra­ma de ins­ta­la­ção pe­de-lhe pa­ra es­co­lher a dri­ve que irá uti­li­zar pa­ra o sis­te­ma ope­ra­ti­vo. Es­co­lha o dis­co que ins­ta­lou no com­pu­ta­dor.

10 Nes­ta al­tu­ra tem mes­mo de es­pe­rar que o pro­gra­ma de ins­ta­la­ção pas­se os fi­chei­ros pa­ra dis­co. Is­to vai de­mo­rar mais ou me­nos tempo con­so­an­te a ve­lo­ci­da­de da pen USB e do dis­co que tem no com­pu­ta­dor.

11 O com­pu­ta­dor rei­ni­cia e per­gun­ta-lhe em que re­gião es­tá. Is­to ser­ve pa­ra de­fi­nir um con­jun­to de coi­sas, co­mo a mo­e­da uti­li­za­da, fu­so ho­rá­rio, lín­gua, etc.

12 A se­guir vem a de­fi­ni­ção do es­que­ma de te­cla­do: es­co­lha por­tu­guês.

13 Ago­ra te­rá de es­co­lher en­tre uti­li­zar uma con­ta Mi­cro­soft (um email em qual­quer dos ser­vi­ços que a Mi­cro­soft dis­po­ni­bi­li­za, co­mo o Ou­tlo­ok ou o Hot­mail) ou uma con­ta of­fli­ne. A di­fe­ren­ça en­tre as du­as é que, se uti­li­zar a pri­mei­ra, po­de sin­cro­ni­zar au­to­ma­ti­ca­men­te con­teú­dos e de­fi­ni­ções en­tre com­pu­ta­do­res. Se uti­li­zar uma con­ta of­fli­ne, fi­ca ape­nas nes­se com­pu­ta­dor es­pe­cí­fi­co.

14 Se es­co­lheu uma con­ta of­fli­ne, te­rá de de­fi­nir um no­me de uti­li­za­dor e uma pas­sword pa­ra en­trar no sis­te­ma ope­ra­ti­vo.

15 A se­guir, te­rá de de­fi­nir vá­ri­os as­pec­tos do sis­te­ma ope­ra­ti­vo, co­mo a uti­li­za­ção de re­co­nhe­ci­men­to de voz (o as­sis­ten­te por voz da Mi­cro­soft não fun­ci­o­na em Por­tu­gal), a de­tec­ção da lo­ca­li­za­ção do com­pu­ta­dor e mais al­guns.

16 De­pois de o com­pu­ta­dor rei­ni­ci­ar pe­la úl­ti­ma vez es­tá na ho­ra de ac­tu­a­li­zar. Li­gue o com­pu­ta­dor à In­ter­net e vá a ‘De­fi­ni­ções’ (ro­da den­ta­da no me­nu Ini­ci­ar’) e de­pois a ‘Win­dows up­da­te’. Cli­que em ‘Pro­cu­rar actualizaç­ões’. Is­to vai de­mo­rar al­gum tempo, por­que o sis­te­ma vai pro­cu­rar e ins­ta­lar to­das as actualizaç­ões que sur­gi­ram des­de o mo­men­to em que a ima­gem ISO foi cri­a­da. Po­de tam­bém usar o brow­ser pa­ra ace­der ao web­si­te do fa­bri­can­te da sua GPU (nvi­dia.com ou amd.com) pa­ra des­car­re­gar e ins­ta­lar a úl­ti­ma ver­são dos dri­vers pa­ra a pla­ca grá­fi­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.