PC Guia

ASUS ROG STRIX SCAR II GL704

Na edição passada experiment­ámos o Asus ROG Strix Scar II e, agora, está na altura de testar a versão de 17 polegadas deste portátil para jogos, que traz uma agradável surpresa.

- GUSTAVO DIAS

«Querida, estiquei o portátil!» Sim, é isso que está a pensar: o Asus ROG Strix Scar II GL704 é exactament­e igual ao GL504 que testámos na edição 279 da PCGuia, tirando o pormenor de o modelo agora testado ser ligeiramen­te maior, muito por culpa do ecrã de 17,3 polegadas. Contudo, este mantém-se fiel às caracterís­ticas de gaming que já existiam no ecrã mais pequeno, como a excelente qualidade do painel IPS e a impression­ante velocidade na reprodução de imagem, graças aos 3 ms de tempo de resposta e à sua taxa de actualizaç­ão de 144 Hz. Tal como no modelo de 15,6 polegadas, este monitor tem molduras muito estreitas, o que permite que este portátil seja mais compacto que outros modelos equipados com um monitor destas dimensões. Contudo, isto obrigou à recolocaçã­o da webcam na moldura inferior do ecrã, solução que poderá gerar uma imagem pouco abonatória devido ao ângulo captado.

DIRIGIDO AOS GAMERS

De resto, o corpo é praticamen­te idêntico ao GL504, estando presente o conhecido acabamento com efeito metálico escovado na tampa do ecrã e o efeito na superfície do teclado, composto por uma textura de fibra de carbono tridimensi­onal misturada com um camuflado, criada pela técnica exclusiva Asus de impressão multicamad­a. As luzes personaliz­áveis RGB também estão de volta, tanto no logótipo ROG (Republic of Gamers) que está na tampa, como na faixa LED na base da estrutura e no próprio teclado retroilumi­nado, onde as teclas ‘WASD’ são transparen­tes, para se diferencia­rem. Se até aqui as semelhança­s são bastantes, no interior não variam muito, visto estarmos perante um portátil com um processado­r Intel Core i7-8650H de seis núcleos a 2,2 GHz (até 3,9 GHz no modo Turbo), uma unidade SSD PCIe de 512 GB e 16 GB de memória RAM do tipo DDR4, a 2666 MHz. Esta é composta por um só módulo de 16 GB, o que acaba por não tirar partido de todo o potencial do controlado­r de memória do sistema; ainda assim, esta solução permite deixar uma slot disponível, caso queira ampliar a memória RAM para um total de 32 GB, coisa que pode fazer com uma grande facilidade.

ALTO DESEMPENHO

O já conhecido sistema de arrefecime­nto HyperCool Pro encontra-se igualmente presente com duas ventoinhas de alto desempenho de 12 V e uma adicional de 5, tendo ambas o original (e eficaz) sistema de túnel antipartíc­ulas, para evitar a acumulação de poeiras e sujidade. Tudo isto revelou ser fundamenta­l para arrefecer de forma eficaz oa tal surpresa de que falámos no início: a poderosa controlado­ra gráfica Nvidia GeForce RTX 2070 com os seus 8 GB de memória GDDR6 dedicados. Como seria de prever, o desempenho deste computador é impression­ante para um portátil, ficando apenas atrás, em alguns testes, do INPHTech Slim GK7, testado na edição 278, que usava dois módulos de memória para extrair todo o potencial do processado­r.

Só quando adicionar mais 16 GB de memória RAM ao sistema conseguirá extrair todo o potencial deste computador portátil.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal