PC Guia

HUAWEI P30 PRO

Com o P30 Pro chegámos finalmente ao ponto em que se passou de telefones com uma câmara agarrada para uma câmara com um telefone agarrado.

- PEDRO TRÓIA

Percebe-se que a Huawei fez um esforço enorme para conseguir fazer com que este smartphone fosse o melhor que a tecnologia actual consegue criar em termos de fotografia em smartphone­s. Senão vejamos: tem quatro câmaras na parte de trás, embora uma delas sirva apenas para fazer medições para ajudar as outras no foco, mas tecnicamen­te são mesmo quatro. Uma das câmaras tem 40 MP, outra 20 e a teleobject­iva com 5x de ampliação óptica tem 8. Tudo isto está ligado ao sistema de inteligênc­ia artificial que está integrado no software e no SoC Kirin 980 (o mesmo do Mate 20 e de outros smartphone­s da Huawei e da Honor) e permite uma ampliação híbrida (hardware + pós processame­nto por software) de 50 X.

A LENTE PERISCÓPIO

Esta câmara do P30 com teleobject­iva tem uma concepção engenhosa que permite incluir as lentes necessária­s para ampliar a imagem sem aumentar a espessura do smartphone. A ‘lente periscópio’ já foi utilizada pela Oppo em 2017 e recorre a um prisma que está à superfície da peça traseira do smartphone, que orienta a luz para dentro do chassis, onde passa pelas lentes e incide no sensor de imagem, que está montado perpendicu­larmente por baixo da peça traseira. Uma outra novidade que o P30 Pro inclui no campo da fotografia é a alteração da configuraç­ão dos sensores de imagem que passaram a ter dois pixéis amarelos em vez dos habituais verdes. Segundo a Huawei, isto permite que o sensor seja mais sensível em situações de fraca iluminação. Como pode ver pelas fotos que tirámos aqui sem grande preparação, as potenciali­dades que o P30 Pro oferece no campo da fotografia são mesmo muitas e nas mãos de um especialis­ta em fotografia de certeza que se conseguem criar coisas interessan­tes com esta câmara.

SEMELHANÇA­S COM O MATE 20 PRO

O ecrã do P30 Pro é OLED com 6,47 polegadas (1080 x 2340) e, tal como no Mate 20 Pro, tem um sensor de impressões digitais por baixo. Isto permitiu à Huawei remover o botão frontal e o sensor que tradiciona­lmente está instalado na parte de trás dos dispositiv­os da série P. O reconhecim­ento facial é feito através da câmara para selfies de 32 MP, e não tem um sistema de laser como o do Mate 20 por isso não é tão seguro. Por dentro, o hardware é muito semelhante ao do Mate 20 Pro: o processado­r é o mesmo, como já mencionei, a memória RAM pode ser de 6 e 8 GB e a capacidade do armazename­nto vai dos 128 aos 512 GB, expansívei­s através de cartões NM da própria Huawei. Também, tal como acontece com o Mate 20, a bateria do P30 é de 4200 mAh com carregamen­to rápido, que permite chegar dos 0 aos 70% em meia hora e pode ser carregado através de indução, também com carregamen­to rápido. O P30 inclui também uma funcionali­dade de carregamen­to inverso sem fios que permite dar energia a outros dispositiv­os sem fios, um recurso que se estreou mundialmen­te em Setembro do ano passado no Mate 20.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ampliação x50
Ampliação x50
 ??  ?? Ampliação x1
Ampliação x1
 ??  ?? Ampliação x10
Ampliação x10

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal