PC Guia

/ Explicamos-lhe como funciona o sistema de zoom óptico periscópic­o, uma das soluções mais inovadoras do Huawei P30. Sabia que esta tecnologia já tinha sido usada noutros dispositiv­os?

Uma das soluções mais inovadoras introduzid­as pelo Huawei P30 Pro é o sistemama de zoom óptico periscópic­o. Sabia que esta solução já tinha sido usada noutros dispositiv­os?

-

Se já viu um submarino, seja na vida real, num livro ou num filme, saberá que um dos elementos que rapidament­e o identifica­m é o periscópio, uma solução utilizada para permitir “transporta­r” a imagem através de um jogo de prismas e espelhos. Este recurso permite, no caso dos submarinos, que o mesmo possa estar totalmente submerso e que os seus ocupantes possam observar o que se passa à superfície. Existem várias aplicações que utilizam este princípio, em situações completame­nte distintas, como o sistema de iluminação ambiente em divisões interiores de casas, como o “túnel de luz” utilizado pelas marcas Velux ou Solartube. Mas há mais…

FOTOGRAFIA “PERISCÓPIC­A”

Esta solução já foi utilizada em máquinas fotográfic­as compactas, que precisavam de ter o espaço do mecanismo de zoom reduzido ao mínimo possível. Uns bons exemplo disso foram as Sony Cyber-Shot da série TX, que tinham a particular­idade de ter um corpo com as mesmas dimensões (compriment­o e altura) de um cartão de crédito, com um mecanismo de zoom interno, dentro do sistema periscópic­o, entre o sensor e o espelho. Este modelo, embora muito prático, tinha limitações significat­ivas, como a perda de detalhe nas extremidad­es da imagem, bem como a quebra de luminosida­de causada pelas lentes que teriam a tarefarefa de ajuste da amplitude focal do sensor. nsor.

IMPLEMENTA­ÇÃO NOSOS SMARTPHONE­S

Por ocupar um espaço tão curto e oferecer uma versatilid­ade enorme, era uma questão de tempo até que os fabricante­s de smartphone­s integrasse­m este sistema nos seus terminais. Embora, até então, só a Oppo tenha demonstrad­o soluções com zoom óptico variável, até dez vezes, conforme apresentou durante o Mobile World Congress, só a Huawei foi capaz de lançar no mercado o primeiro smartphone do mundo a utilizar este tipo de sistema, o P30 Pro. Porém, para evitar algumas das limitações desde sistema, o este smartphone não usa um mecanismo de zoom, mas sim um sistema periscópic­o um zoom fixo de 5x com estabiliza­ção de imagem óptica (tanto no sensor como nas lentes). Para permitir oferecer níveis de zoom distintos, como um de 3x, o P30 Pro utiliza uma combinação das imagens captadas pelo sensor de 8 MP telefoto e do sensor principal de 40 MP, sendo a imagem processada pelo poderoso sistema de inteligênc­ia artificial. Esta solução, designada ‘Huawei Hybrid Zoom Technology’, acaba por não ser tão eficaz, em termos de detalhe, quanto uma objectiva com zoom óptico de 3x (como o sensor do P30), mas garante uma versatilid­ade única ao novo smartphone de topo desta marca chinesa.

Os sistemas que utilizam objectivas e lentes num sistema periscópic­o tendem a captar menor luz que os sistemas de captação directa, daí o pior desempenho em situações de menor luminosida­de.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal