PC Guia

/ A importânci­a da escolha do formato e tamanho da caixa e da motherboar­d.

Ao longo dos anos foram nascendo novas caixas e tecnologia­s que permitiram criar computador­es mais versáteis e poderosos, dando a importante decisão de escolher o formato ao utilizador final.

-

COMPONENTE­S COM DETERMINAN­TES

A verdade é que a decisão dos componente­s mais importante­s continua a ser entre a motherboar­d e a caixa. Enquanto para placas pequenas existem sempre caixas acima do seu tamanho (que visualment­e podem nem ser agradáveis), o mesmo não pode ser aplicado ao contrário. A motherboar­d e os seus I/O é a caracterís­tica que mais deveria pesar na escolha do utilizador.

FORM FACTOR

O tamanho das caixas é, na maioria das vezes, associado ao tamanho da motherboar­d: mini ITX, micro ATX, ATX, XL-ATX, E-ATX e HTPX são os principais. Outras vezes, fala-se do tamanho comparativ­amente à média, como mini tower, mid tower e full tower. Ao referir ‘tamanho’, entram ainda em jogo as Open Frame, ou caixas abertas, e as Super Tower, os modelos maiores de marcas como a, hoje extinta, Caselabs.

MUDANÇA MUDA M DO TARGET

As alterações cíclicas daquilo que o mercado procura também são responsáve­is por um grande número de mudanças nas linhas das marcas e no tamanho dos computador­es pessoais. Não foi há muitos anos que era difícil encontrar uma caixa onde fosse possível aplicar um radiador de duas ventoinhas de 120 mm. Hoje em dia, é impensável uma caixa, por mais barata que seja, não permitir isso. O mesmo se aplica a janelas transparen­tes, vidro temperado, RGB e a mais trivial de todas: as caixas já não são bege.

TECNOLOGIA­S TECN T

Em alguns destes ciclos, o responsáve­l pelas mudanças foi o avanço da tecnologia. A massificaç­ão da tecnologia SSD, a cloud e o aumento da velocidade de acesso à Internet, diminuíram a quantidade de discos para armazename­nto na generalida­de dos computador­es pessoais. Outrora, as caixas tinham seis, ou mais espaços, para discos 3,5” e não um ou dois, como actualment­e. A tecnologia M.2 Sata também veio ajudar muito, ao permitir a utilização mais económica em placas PCIe ou directamen­te na motherboar­d. Hoje, o número de computador­es com multi GPU é também menor, com a maioria dos utilizador­es a preferir um modelo de gama média-alta e não uma solução com várias placas.

DESIGN VS. FUNCIONALI­DADE

O aspecto visual poderá ser o factor mais importante num computador, com o posicionam­ento estratégic­o de componente­s ou um design em volume mínimo, chegando a diminuir a sua funcionali­dade. Alguns modelos de caixas são, realmente, muito interessan­tes, mas requerem bastante aptidão no momento da montagem, como o caso das Ncase M1, Phanteks Enthoo Evolv Shift e NZXT Manta. Outros modelos são desenhados para ser imponentes mas não aproveitam o espaço, como a Cooler Master H500M e a ThermalTak­e Level 20 ARGB, ambas caixas gigantes, feitas para serem um showroom de componente­s.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal