A WEB ES­TÁ DE PA­RA­BÉNS

PC Guia - - ON - A 5.ª COLUNA AN­DRÉ RO­SA @an­drer757

A Web fez, em Mar­ço, trin­ta anos, tan­tos quan­tos eu. E tu­do co­me­çou com Tim Ber­ners-Lee a pro­por uma for­ma me­lhor de or­ga­ni­zar in­for­ma­ção do CERN.

Es­ta so­lu­ção, que vi­ria a pos­si­bi­li­tar a exis­tên­cia de Internet co­mo a co­nhe­ce­mos ho­je, trans­for­mou-se num úl­ti­mo re­du­to da li­ber­da­de de ex­pres­são, on­de to­dos pra­ti­ca­mos o no­bre ac­to da par­ti­lha de in­for­ma­ção.

Cri­ou no­vos ti­pos de em­pre­gos e deu-nos a co­nhe­cer men­tes bri­lhan­tes co­mo Aa­ron Swartz, que “deu a vi­da” pe­la Internet (bit.ly/2JndWnR) ou Rick Falk­vin­ge que fun­dou o pri­mei­ro Par­ti­do Pi­ra­ta, en­tre mui­tos ou­tros. Pos­si­bi­li­tou-nos con­tac­tar com o mun­do to­do sem sair de ca­sa.

Ok, es­tou a ser de­ma­si­a­do ro­mân­ti­co com es­ta des­cri­ção da Internet. Sim, é ver­da­de que mui­tas coi­sas más se pas­sam na Internet tam­bém, des­de os trolls, às bur­las, das fa­ke news, às men­sa­gens de ódio. Mas não po­de­mos cul­par a fer­ra­men­ta pe­los ac­tos dos se­res hu­ma­nos que a usam, nem po­de­mos cor­tar as li­ber­da­des de to­dos por cau­sa de meia dú­zia. A Internet fun­ci­o­nou co­mo um me­ga­fo­ne que foi co­lo­ca­do a fren­te da ca­da pes­soa, por is­so tu­do o que a so­ci­e­da­de sem­pre te­ve de bom e de mau foi am­pli­a­do de for­ma exa­ge­ra­da.

É por is­to, e mui­to mais, que te­mos de con­ti­nu­ar a lu­tar pe­la li­ber­da­de na Internet, por uma Internet sem fron­tei­ras (bit.ly/2UIMoKK) e sem blo­quei­os au­to­má­ti­cos (bit.ly/2ThMfwa). É por is­to que te­mos de con­ti­nu­ar a re­pu­di­ar leis co­mo os artigos 13 e 11 da no­va di­rec­ti­va do copy­right da União Eu­ro­peia (bit.ly/2Fkx8i0) e dar opor­tu­ni­da­de pa­ra que os ver­da­dei­ros criadores de con­teú­do che­guem ao pú­bli­co (bit.ly/2Fjj348).

O que há de mau na Internet cor­ri­ge-se da mes­ma for­ma que na so­ci­e­da­de: com edu­ca­ção, is­to ca­so os governos re­al­men­te apos­tem ver­da­dei­ra­men­te na edu­ca­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.