SAM­SUNG GA­LAXY S10 PLUS

De­pois da boa pri­mei­ra im­pres­são que dei­xou, foi al­tu­ra de pe­gar­mos no Sam­sung Ga­laxy S10 Plus e com­pro­var se, atra­vés de uma uti­li­za­ção quo­ti­di­a­na, es­ta­mos, re­al­men­te, pe­ran­te o me­lhor smartpho­ne do mer­ca­do.

PC Guia - - LAB - G U S TAVO D I A S

Du­ran­te as apre­sen­ta­ções é fá­cil fi­car­mos des­lum­bra­dos com tu­do o que os no­vos equi­pa­men­tos prometem ofe­re­cer. Mas só atra­vés de uma uti­li­za­ção quo­ti­di­a­na con­se­gui­mos per­ce­ber se as no­vi­da­des in­tro­du­zi­das jus­ti­fi­cam a com­pra des­te dis­po­si­ti­vo. À pri­mei­ra vis­ta, o no­vo Ga­laxy S10 Plus não di­fe­re mui­to dos seus an­te­ces­so­res (S8+ e S9+), con­ti­nu­an­do a pre­do­mi­nar a es­tru­tu­ra me­tá­li­ca, ago­ra com aca­ba­men­to cro­ma­do, e du­pla fa­ce em vidro cur­vo. Na fa­ce fron­tal, po­rém, en­con­tra­mos um ecrã diferente, de­sig­na­do ‘In­fi­nity-O’, que pas­sa a ocu­par uma mai­or área, gra­ças à in­te­gra­ção do sen­sor fron­tal no pró­prio ecrã, du­pl, no ca­so des­ta ver­são Plus. Es­te ecrã tem ain­da a par­ti­cu­la­ri­da­de de per­mi­tir o des­blo­queio do equi­pa­men­to atra­vés do ino­va­dor sen­sor de im­pres­sões di­gi­tais ul­tras­só­ni­co. A mar­ca ga­ran­te que há uma mai­or pre­ci­são e se­gu­ran­ça em re­la­ção aos ac­tu­ais sen­so­res de ecrã óp­ti­cos e a ver­da­de é que o sen­sor re­ve­lou ser al­go exi­gen­te com o po­si­ci­o­na­men­to do de­do.

FO­TO­GRA­FIA ME­LHO­RA­DA

Con­for­me dis­se, à fren­te en­con­tra-se um du­plo sen­sor de ima­gem que, além de fun­ci­o­nar pa­ra o des­blo­queio atra­vés de re­co­nhe­ci­men­to fa­ci­al, que é fa­cil­men­te en­ga­na­do com uma fo­to­gra­fia da nos­sa fa­ce, per­mi­te cap­tar ima­gens de ele­va­da qua­li­da­de com 10 MP de re­so­lu­ção (gra­va ví­deo em 4K), ten­do o sen­sor se­cun­dá­rio de 8 MP a fun­ção de con­tro­lo de pro­fun­di­da­de, pa­ra re­tra­tos per­fei­tos. Po­rém, é atrás s que a ma­gia acon­te­ce: dois sen­so­res so­res de 12 MP de aber­tu­ra re­gu­lá­vel (f/1.5 1.5 -2.4) de 26 mm, 12 MP (f/2.5) de 52 mm pa­ra o zo­om óp­ti­co de 2x, e o no­vo sen­sor de 16 MP (f/2.2) de 12 mm, pa­ra as ima­gens de efei­to gran­de an­gu­lar. Es­tas re­ve­la­ram uma ex­ce­len­te qua­li­da­de, em fo­to­gra­fia co­mo em ví­deo, ten­do nes­te úl­ti­mo ca­so um no­vo sis­te­ma de es­ta­bi­li­za­ção de ima­gem por software tão efi­caz (uti­li­za o sen­sor gran­de an­gu­lar) que o re­sul­ta­do se as­se­me­lha ao de uma (boa) câmara de ac­ção. A re­no­va­da apli­ca­ção de fo­to­gra­fia per­mi­tiu me­lho­rar li­gei­ra­men­te a qua­li­da­de das ima­gens fa­ce ao Ga­laxy S9+, em­bo­ra con­ti­nue a não exis­tir um mo­do noc­tur­no de­di­ca­do tão efi­caz quan­to a so­lu­ção da ri­val Huawei.

DE­SEM­PE­NHO DE TO­PO

Não é que ti­vés­se­mos quei­xas do pro­ces­sa­dor Exy­nos 9810 do mo­de­lo an­te­ri­or, es­pe­ci­al­men­te des­de que saiu a ver­são 9.0 do sis­te­ma operativo An­droid, com a no­va in­ter­fa­ce One UI, mas o de­sem­pe­nho do no­vo Exy­nos 9820 sur­pre­en­de, ul­tra­pas­san­do pra­ti­ca­men­te to­dos os tes­tes, ex­cep­to no 3DMark Ice Storm Un­li­mi­ted, on­de a GPU dos pro­ces­sa­do­res Snap­dra­gon 845 con­ti­nua a ser su­pe­ri­or. Os 8 GB de me­mó­ria RAM con­tri­buí­ram po­si­ti­va­men­te pa­ra o ex­ce­len­te de­sem­pe­nho des­te no­vo Ga­laxy, ao qual se jun­tam os 128 GB de ar­ma­ze­na­men­to, es­pa­ço es­se que, se ti­ver pos­si­bi­li­da­de, poderá ser igual­men­te de 512 GB (1169 eu­ros) ou de 1 TB (1629 eu­ros), em­bo­ra pos­sa sem­pre am­pli­ar o es­pa­ço usan­do um car­tão Mi­croSD, e não um car­tão pro­pri­e­tá­rio co­mo acon­te­ce com o seu mai­or ri­val, o Huawei Ma­te 20 Pro. E por fa­lar­mos no ri­val, a Sam­sung am­sung con­se­gui a pro­e­za de ga­ran­tir que a ba­te­ria de 4100 mAh do Ga­laxy S10+ con­si­ga uma mai­or au­to­no­mia (quase ca­tor­ze ho­ras no tes­te) que o mo­de­lo da Huawei, que uti­li­za uma ba­te­ria de mai­or ca­pa­ci­da­de (4200 mAh). Só fal­ta ver o que a Huawei nos vai re­ser­var com o no­vo P30 Pro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.