PC Guia

ENSAIOS

A nova Audi A6 Avant demonstrou ser a carrinha mais luxuosa e tecnologic­amente avançada do mercado, argumentos de peso neste exigente segmento premium.

-

Audi A6 Avant Honda Jazz Hyundai Santa Fé

À semelhança do que tem acontecido com as suas rivais directas, como a Classe E da Mercedes-Benz e a Série 5 da BMW, a nova Audi A6 Avant pouco difere (visualment­e) da sua antecessor­a, embora sejam notórias as alterações quando observada ao detalhe. Temos a iluminação totalmente em LED e a aplicação dos inúmeros sensores, câmaras e radares que se revelam fundamenta­is para os múltiplos sistemas de apoio à condução. O formato ‘carrinha’ continua a ser o mais apetecível no mercado nacional, graças à maior versatilid­ade, sendo esta nova geração mais espaçosa, mais confortáve­l e com acabamento­s de qualidade superior.

INTERIOR FUTURÍSTIC­O

Inspirando-se claramente no novo A8, o interior desta carrinha A6 surpreende com a substituiç­ão de diversos botões e comandos por ecrãs tácteis de grandes dimensões e com toque háptico, que simula o toque de um botão físico. Enquanto o ecrã superior de 10,1 polegadas permite controlar todo o sistema de infoentret­enimento, como navegação, áudio e telefone, no ecrã inferior de

8,1 polegadas podemos regular a climatizaç­ão, modo de condução, regulação dos bancos, entre outras funções. Embora neste caso em particular não estivesse presente, também é possível optar pelo opcional painel de instrument­os Audi Virtual Cockpit, composto por um ecrã de 12,3 polegadas que, além de ser personaliz­ável, permite reproduzir o mapa e instruções de navegação, para evitar o desviar em demasia do olhar da estrada, durante a condução.

No habitáculo, destacamos ainda o sistema intermédio de áudio da Bang & Olufsen Premium 3D, composto por dezasseis colunas com 705 W de potência, significat­ivamente mais acessível (930 euros) que a versão Advanced 3D de dezanove colunas e 1810 W (7315 euros).

HÍBRIDO SUAVE?

Uma das particular­idades da nova A6 é a introdução do sistema Audi Mild Hybrid (MHEV), uma solução de 12 V (48 V nos motores V6) com bateria de iões de lítio que, embora não actue directamen­te na locomoção, permite reduzir até 0,7 l/100 km nos consumos, segundo a Audi. Utilizando um sistema de alternador combinado com o motor de arranque, este sistema permite desligar o motor de combustão durante quarenta segundos quando activada a função ‘Roda Livre’, sempre que circular entre os 55 e 160 km/h. Este recurso tem ainda particular­idade de permitir que o sistema Start/Stop funcione até os 22 km/h, permitindo assim antecipar-se às paragens e aos arranques, utilizando como referência o veículo da frente. A solução faz com que se evitem situações de maior desgaste e consumo de um motor de combustão e o arranque a partir de uma paragem completa. Através deste sistema, o motor 2.0 TDI de 204 cavalos do modelo que testámos fez consumos combinados que rondaram os 5 a 6 l/100km.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal