PC Guia

Sincronize os favoritos em todos os browsers

Vamos ensinar-lhe a utilizar o Ron’s WebLynx para gerir os favoritos e, assim, conseguir ter os seus sites preferidos sincroniza­dos em todos os PC que usar, independen­temente de ter, ou não, o mesmo navegador.

-

1

Faça o download do WebLynx no site bit.ly/2HwRJ2e, clicando no botão verde ‘Free Download’. Depois de instalar o programa, abra-o e escolha ‘New’ 1 . Dê um nome ao ficheiro, escolha uma localizaçã­o no seu computador para o armazenar e faça ‘Guardar’e dê-lhe um nome: no nosso caso, será ‘PCGuia’. Agora, vamos importar os favoritos ou marcadores – o nome depende do browser – que já tem no Firefox, IE ou no Chrome.

2

Seleccione o separador ‘Management’ > ‘Import’ [1] e, na janela que aparece, escolha entre ‘Favorites’ (Internet Explorer), ‘Firefox’ ou ‘Google Chrome’ 2 e faça ‘Next’ 3 . Depois escolha em que pasta quer armazenar os links e clique outra vez em ‘Next’. Já que o WebLynx tem pastas criadas para os três principais browsers, aconselham­os que escolha a pasta que tem o mesmo nome do browser de onde está a importar os marcadores.

3

O programa deixa-o etiquetar (tag) os seus favoritos para que sejam mais fáceis de encontrar e gerir. Assim, existem sete etiquetasp­adrão, incluindo ‘Profission­al’ e ‘Personal’ 1 . Clique naquela que se assemelhar mais aos seus favoritos, ou crie uma nova no espaço em branco, 2 e clique na seta < 3 para a(s) selecciona­r. Faça ‘Next’, assinale todas as caixas dos favoritos a importae para o WebLynx e clique em ‘Import’ para finalizar o processo.

4

O WebLynx não consegue importar os favoritos do Microsoft Edge, mas pode contornar a situação, exportando-os manualment­e do browser e importando-os no programa. Abra o Edge, clique no menu que correspond­e aos três pontos 1 e seleccione ‘Definições’. Em seguida, escolha ‘Transferir favoritos e outras informaçõe­s’ e clique no botão ‘Importar ou Exportar’ e, depois, em ‘Exportar para ficheiro’; finalmente, grave o documento no ambiente de trabalho.

5

No WebLynx, vá a ‘Import’ no separador ‘Management’ como fez no passo 2 e escolha a opção ‘File’. Em seguida, clique no ícone à direita da barra do ficheiro [1], na nova janela que abrir mude o tipo de ficheiro para HTML Documents e navegue até ao ambiente de trabalho para encontrar o ficheiro que exportou do Edge. Faça ‘Abrir’ e siga as instruções dos passos 2 e 3 para concluir a importação.

Dado que não existe uma pasta específica para os favoritos do Edge, pode escolher uma das que já existem ou simplesmen­te criar uma nova. Estão operações são válidas também para outros browsers como o Opera.

6

O WebLynx permite criar e organizar novas pastas e acrescenta­r favoritos a uma pasta já existente. Para tal clique em ‘Add’ 1 e, na barra lateral ‘Folders’, vai surgir uma opção de uma nova pasta. Nós vamos chamar-lhe Novos e depois salvar, clicando no ícone da disquete 2 . Em seguida, pode arrastar e largar links de outra pasta para essa ou criar novos favoritos. Para adicionar mais links aos favoritos, basta clicar em ‘Add’ na secção ‘Link’ 3 . Pode também pesquisar e consultar os links e que favoritos estão associados às suas etiquetas do lado esquerdo da janela na área ‘Folders’ em baixo 4 .

7

Se trabalhar em diversos computador­es, o melhor mesmo é ter o seu ficheiro do WebLynx na cloud. Saia do programa e vá à localizaçã­o onde criou o ficheiro no passo 1. No nosso caso, o ‘PCGuia’ foi criado nos ‘Documentos’. Arraste o ficheiro para um dos serviços de armazename­nto online, como o Dropbox ou OneDrive. Em seguida reabra o WebLynx, clique em ‘Open’ e navegue até à nova localizaçã­o do ficheiro. Instale o programa nos outros PC que utiliza e, em vez de criar um novo ficheiro, abra o do WebLynx que tem online e assim, pode ter, sempre os favoritos sincroniza­dos em todas as máquinas.

Com o WebLynx tenha os favoritos de qualquer browser armazenado­s e sincroniza­dos em todos os computador­es e online.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal