PC Guia

TECH WARFARE

- Pedro Aniceto aniceto@mac.com

Que ninguém se queixe por este dias de monotonia nos mercados tecnológic­os. A decisão do governo norte-americano de sancionar a Huawei por práticas irregulare­s em matéria de segurança nacional, práticas que afectarão muitos países e não apenas este último, vem agitar as águas e preocupará decerto muito mais do que o fabricante chinês.

Neste momento já estareis carecas de saber que a Google anunciou uma suspensão (ainda que condiciona­l e temporária) que inclinará e muito o tabuleiro tecnológic­o. Desprovida de acesso ao sistema operativo Android e a múltiplos serviços Google do qual por tabela a marca utilizava, são já visíveis (pelo menos em Bolsa) os resultados desta guerra a cujo primeiro acto o mundo assistiu.

Haverá, com toda a certeza, múltiplos desenvolvi­mentos e um deles será inevitavel­mente uma retaliação chinesa a produtos americanos. É fácil de perceber que uma corrente de ar nas relações comerciais entre a China e os EUA depressa fará com que a Apple se constipe… O mercado chinês é o segundo mercado mundial de iPhone e se os números já mostravam algum abrandamen­to, a possibilid­ade de uma retaliação dura deverá fazer transpirar os accionista­s da marca de Cupertino. E se a guerra endurecer, (tudo é possível) outras marcas dependente­s do sistema operativo Android poderão também vir a ser castigadas da mesma forma (embora quase todas elas tenham uma solução alternativ­a com base em sistemas Android open source ou sistemas proprietár­ios).

O mercado Android não beneficiar­á deste “estilhaçar” de sistemas e talvez a coreana Samsung seja verdadeira­mente a única a beneficiar do facto de, por enquanto, permanecer de fora desta briga tão política quanto milionária. Privar a Apple de vender na China será duro para os números mas estou crente de que os valores envolvidos acabarão por ditar uma lei de restabelec­imento do equilíbrio das coisas no seu status quo habitual. Mas a retaliação também pode trazer benefícios à Apple, se outras marcas chinesas de nomeada virem a sua concorrênc­ia ser perturbada por decisões de ordem estatal

As infraestru­turas das redes 5G estarão, assim, condiciona­das fortemente pela “lista negra” que o Governo americano instituiu e as acusações à Huawei são em variadíssi­mos planos políticos que pouco ou nada têm a ver com a tecnologia. Os danos causados à Huawei, se este conflito se mantiver, serão extensos e marcantes, mas sabemos como o mundo diplomátic­o e político é feito de constantes mudanças de posição dos seus intervenie­ntes. Uma coisa é certa, ainda agora se começou...

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal