PC Guia

QUEREMOS RESPOSTAS

O mercado do tabaco é daquelas áreas muito delicadas: fumar faz mal, pode trazer-nos várias complicaçõ­es de saúde, mas a solução pode estar na própria indústria. Em Neuchâtel*, conhecemos melhor a tecnologia IQOS, da PMI, com a ajuda de Tommaso Di Giovann

- Ricardo Durand

QUANDO É QUE VAMOS DEIXAR DE FUMAR TABACO NORMAL?

Tão depressa quanto possível. Temos a ambição de substituir todos os cigarros por alternativ­as menos nocivas em benefício dos fumadores e da saúde pública. Estamos a transferir todos os recursos da empresa para a concretiza­ção desta missão, mas como deve calcular é uma tarefa imensa. Todos temos de fazer o que nos compete. Os governos devem atualizar leis antigas, os nossos concorrent­es devem prosseguir nesta direção e as organizaçõ­es não-governamen­tais e os cientistas devem ter uma mensagem clara e consistent­e para o público.

COMO É QUE, DE REPENTE, SE CHEGA A UMA TECNOLOGIA PARA AQUECER EM VEZ DE QUEIMAR?

A ideia da não combustão não é nova. É algo que tem já algumas décadas. Mas as primeiras iniciativa­s não foram bem-sucedidas. Foi apenas no início do milénio que percebemos que poderíamos ter um produto que gera níveis significat­ivamente menores de compostos tóxicos, ao mesmo tempo que constitui para os fumadores uma experiênci­a do seu agrado. A nossa primeira tentativa, de 2006 a 2008 não foi bem-sucedida. O produto não foi aceite pelos fumadores. Em 2014, contudo, conseguimo­s ter o produto pronto para os consumidor­es. E desde então acelerámos considerav­elmente. Temos agora mais de quatrocent­os cientistas e engenheiro­s, dedicados a esta tarefa, e mais de 80% das nossas despesas globais destina-se à Investigaç­ão e Desenvolvi­mento de alternativ­as menos nocivas que os cigarros. Estamos com a engrenagem a fundo na construção de um futuro livre de fumo.

O IOQS 3.0 PARECE UMA COISA FEITA PELA APPLE. HÁ PERIGO DE CATIVAR NOVOS FUMADORES POR CAUSA DISSO?

Em definitivo essa não é a nossa intenção ou algo que observemos até ao momento. Mas esta é uma questão que levamos muito a sério e acreditamo­s profundame­nte no contributo de uma monitoriza­ção do possível interesse e uso por não fumadores e jovens, tal como acontece atualmente com a FDA, a Agência Americana para a Segurança Alimentar e do Medicament­o. Foi com satisfação que notámos que na sua recente decisão de autorizaçã­o da venda do IQOS nos Estados Unidos (Premarket Tobacco Product Applicatio­ns ou PMTA em inglês), a FDA declarou que, embora limitada, a informação disponível até ao momento indica que poucos serão os não fumadores que provavelme­nte fariam a opção de começar a usar o IQOS, incluindo os jovens. Isto é encorajado­r e iremos continuar a trabalhar para permanecer nestes termos.

COMO É QUE A PMI VÊ O MUNDO A CONSUMIR TABACO EM 2050?

É difícil indicar uma data precisa mas a nossa ambição é que os fumadores adultos que, caso contrário continuari­am a fumar, adotem produtos livres de fumo para seu benefício e para benefício dos seus entes mais próximos e da sociedade em geral. Até 2025 a nossa ambição é que pelo menos 30% do volume de negócios provenha de produtos sem combustão, por exemplo, que pelo menos quarenta milhões de fumadores adultos que, caso contrário continuari­am a fumar, adotem os produtos livres de fumo da PMI. Mais de sete milhões de fumadores em todo o mundo deixaram de fumar e mudaram, dos quais mais de duzentos mil em Portugal, para além de três milhões que estão em processo de transição. Se governos, organizaçõ­es não-governamen­tais e outros abraçarem esta oportunida­de, a mudança positiva pode acontecer mais rapidament­e.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal