PC Guia

ACTUALIZE OS DRIVERS DO PC PARA EVITAR PROBLEMAS COM O WINDOWS 10

-

Abril foi mês de novo update para o sistema operativo da Microsoft e, por defeito, o Windows 10 só instala drivers que tenham assinatura digital. Para que tudo funcione sem problemas no seu PC, aqui fica um guia para fazer a actualizaç­ão total dos controlado­res de cada dispositiv­o. 1

Antes de começar a fazer a actualizaç­ão de drivers, vamos criar um ponto de restauro do sistema tal como estiver no momento. Isto vai servir para evitar que um problema nos updates ponha em causa todo o sistema e sejamos obrigados a formatar o PC. Assim, se algo de mal acontecer, basta recuperar o Windows para um momento em que tudo estava bem. Para criar um novo ponto de Restauro do Sistema, entre no menu das definições do Windows (Menu ‘Iniciar’ > ícone da engrenagem) e comece a escrever ponto de restauro. Clique no primeiro resultado e, no separador ‘Protecção de Sistema’, escolha ‘Configurar’ e depois ‘Activar a protecção do sistema’.

No slider para ajustar o espaço para esse restauro, escolha, pelo menos 10% do seu total e depois confirme tudo em ‘Aplicar’ e ‘Ok’. Na janela anterior aparece agora a opção ‘Criar’: basta clicar aqui e dar um nome, como por exemplo o dia e a hora em que vai fazer esse ponto de restauro. Depois disto, o PC leva alguns segundo a completar o processo - quando acabar, é-lhe mostrada uma mensagem que confirma a operação bem-sucedida.

2

Se é um utilizador doméstico do Windows, é muito provável que nunca tenha usado o site Catálogo Microsoft Update (catalog.update.microsoft.com), uma vez que este serve, principalm­ente, para que administra­dores de sistemas empresaria­is encontrem drivers específico­s para hardware. Depois, podem partilhá-los na rede das empresas para não terem de andar a fazer o update computador a computador. Contudo, este site também é um óptimo recurso para o comum dos mortais.

3

É aqui que vamos procurar pelos controlado­res (drivers) mais actuais para o hardware que temos ligado ao PC, como por exemplo, uma impressora.

Os drivers são aquilo que permite que o sistema operativo reconheça, sem problemas, vários dispositiv­os e que faz com seja possível usá-lo. Para saber que drivers temos instalados no momento, clique no menu ‘Iniciar’ e escreva gestor de dispositiv­os. Seleccione o primeiro resultado do separador ‘Definições’ para entrar nesta parte do Windows que lhe mostra todo o hardware que tem instalado, desde o rato até à placa gráfica. Para ver se tem o driver mais recente para qualquer um dos dispositiv­os, clique em cima de um deles e encontre um nome, como o modelo, que os identifiqu­e. Por exemplo, uma das nossas impressora­s, aqui na redacção é uma Brother MFC-J5720DW.

4

Vamos procurar no site Catálogo Microsoft Update se existem novos drivers para esta impressora, para que a consigamos usar sem problemas no Windows 10, já com a actualizaç­ão de Abril de 2019. Para isso, escrevemos MFC-J5720DW no campo de pesquisa do site - no nosso caso, conseguimo­s ver vários resultados. Aqui é importante fazer o download do driver certo para a arquitectu­ra do Windows que temos: 32 ou 64-bit. Para saber isto, entre outra vez na área de ‘Definições’ do Windows escreva sistema. Uma das opções que aparece é logo ‘Verificar se tem uma versão do Windows de 32 ou 64 bits’.

Clique aqui e, nas informaçõe­s que aparecem, à direita, vai perceber isto em ‘Tipo de sistema’: o nosso é de 64 bits. No caso da Brother, todos resultados que nos aparecem no site Catálogo Microsoft Update já estão preparados para o nosso sistema. Clique nos links dos mesmos (coluna ‘Título’) e verifique a informação que aparece em arquitectu­ra: ‘AMD64 ou X86’, que é o que nos surge, vai significar que são estes os correctos a usar. Contudo, neste site, a maioria dos resultados já vai ter em conta a arquitectu­ra do sistema que estiver a usar, por isso aqui a regra é fazer do download do driver mais recente: pode ver a data na coluna ‘Última Actualizaç­ão’.

5

Para fazer isso, clique no botão azul ‘Transferir’ que está em cada resultado dos drivers. Isto vai fazer com que se abra uma janela com um link azul de um ficheiro CAB: carregue aqui para que o download seja feito para o PC. Abra este ficheiro e depois crie uma pasta no seu desktop para onde deve transferir todo o seu conteúdo.

6

Agora, vamos ter de regressar à janela do Gestor de Dispositiv­os, selecciona­r a impressora da lista que temos do lado direito e clicar em cima do nome com o botão do lado direito do rato. No menu de contexto que aparece, clique em ‘Actualizar controlado­r’; de seguida, surgem duas opções: deixar que o Windows procure o driver de forma automática ou fazê-lo manualment­e. Escolha a segunda e aponte para a localizaçã­o da pasta com todos os ficheiros que criou no ponto anterior e que está no desktop; agora clique em ‘Seguinte’ e espere um pouco até que apareça uma mensagem que confirme a actualizaç­ão dos drivers.

7

Repita este processo para todos os dispositiv­os que achar necessário e, sobretudo, para os que mostrarem um sinal amarelo com um ponto de exclamação: isto significa que o Windows não conseguiu reconhecer o hardware indicado. Caso não encontre o driver no site Catálogo Microsoft Update, pode sempre procurá-lo no site do fabricante ou no Windows Update, nas ‘Definições’ do sistema. Clique em ‘Procurar actualizaç­ões’ para perceber se há mais alguma que lhe tenha escapado, quer de drivers, quer do sistema.

8

Um outro recurso é ter uma aplicação instalada no PC que lhe vai dizer se tem todos os mais recentes drivers para vários dispositiv­os. A nossa sugestão é instalar esta app (iobit.com/pt/driver-booster.php) que também vai possibilit­ar fazer o download automático dos controlado­res que estiverem em falta. Logo depois de instalar este programa pode fazer um scan para que o Driver Booster identifiqu­e os drivers em falta. Depois, na interface do programa, basta ver os avisos mostrados na app e fazer o update, caso seja necessário, clicando no botão vermelho ‘Update Now’.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal