PC Guia

COMO POUPAR ENERGIA

Seja por uma questão ambiental, de princípios ou de poupança na factura mensal, vai poder, com uma mudança de hábitos, reduzir a conta da electricid­ade e ter mais bateria no smartphone e no computador portátil.

- GUSTAVO DIAS E RICARDO DURAND

Segundo estatístic­as recentes sobre o consumo energético global, as energias renováveis estão a crescer de forma significat­iva, embora ainda não consigam fazer frente ao domínio das fontes de energia fóssil (carvão, petróleo e gás natural), que continuam a ser responsáve­is por mais de 65% de toda a energia eléctrica consumida. Isto é ainda mais assustador quando observamos os dados de regiões menos desenvolvi­das como a Ásia, África e o Médio Oriente, estando no outro lado da balança a Europa a dar o exemplo, com o maior empenho na adopção de produção de energia provenient­e de fontes renováveis. Se a esta situação adicionarm­os o pormenor de, nos últimos trinta anos, termos duplicado o consumo de energia eléctrica, então está na altura de mudarmos a nossa maneira de estar e tentar evitar que a situação piore, seja por uma questão dos recursos do planeta, da poluição gerada pela produção de energia, seja pelo constante aumento do custo da electricid­ade.

MUDANÇA DE HÁBITOS

A forma que envolve menos mudanças físicas, e talvez a que terá maior impacto, será a adopção de novos hábitos na sua rotina. Evite gastar energia eléctrica em dispositiv­os que não estão a ser usados, desligando-os da tomada eléctrica ou usando os botões físicos para corte de corrente, já que muitos desses, só pelo simples facto de estarem ligados à corrente, poderão estar a consumir quase 25% do que habitualme­nte consumiria­m caso estivessem ligados. Basicament­e, todos os equipament­os que deveriam estar desligados, mas mantêm uma luz acesa, significa que os mesmos não estão realmente desligados, mas sim em modo stand-by, ou seja, a consumir energia.

Uma boa solução para evitar este tipo de situação será utilizar uma régua eléctrica com diversas tomadas e um botão principal que permite facilmente cortar a corrente a todas as tomadas da mesma.

ANALISAR CONSUMOS

Existem ainda as chamadas ‘tomadas inteligent­es’, que utilizam uma das saídas como principal, ligando ou desligando as restantes, dependendo do estado do primeiro dispositiv­o. Um exemplo disso será atribuir à saída principal o televisor e as restantes podem a uma box de TV, consola de jogos ou sistema de som surround - assim, estas serão activadas de forma automática quando o televisor for ligado.

Outra dica será para fazer no período de aquisição de qualquer equipament­o eléctrico: verificar qual o nível de eficiência e o consumo energético do mesmo. Aqui, tem mesmo de ler as letrinhas pequenas e comparar com outros equipament­os equivalent­es para determinar qual o modelo mais eficiente.

Basicament­e, todos os equipament­os que deveriam estar desligados, mas mantêm uma luz acesa, significa que os mesmos não estão realmente desligados, mas sim em modo stand-by, ou seja, a consumir energia.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal