PC Guia

TELEVISÕES CONTIDAS

A TV é considerad­a um dos principais consumidor­es de energia. É claro que existem equipament­os mais potentes, mas as as televisões tendem a estar sempre ligados quando estamos em casa. Saiba como contrariar isso.

-

Um televisor LCD usa um painel de cristais líquidosqu­e precisa de estar iluminado, para poder ficar visível. Para isso, as televisões utilizam um sistema de iluminação que, em tempos, usava lâmpadas fluorescen­tes, mas que nos modelos mais recentes (últimos cinco anos) passou a usar luzes LED.

Este sistema, em conjunto com o complexo processame­nto de imagem e computador integrado para o sistema de Smart TV, acabaram por se tornar os principais responsáve­is pelo elevado consumo energético de um televisor. Já no caso dos ecrãs OLED, estes têm células com iluminação própria, o que permite uma melhor gestão energética, já que apenas as células que precisam de reproduzir conteúdos estarão ligadas e a consumir energia. Isto, associado à reprodução de filmes e séries com conteúdos com pouca luz, permitem tornar estes televisore­s mais eficientes que os tradiciona­is com iluminação LED. Para lhe dar um exemplo que confirma isto, o mais recente televisor topo de gama QLED da Samsung, o Q90R de 65 polegadas gasta 209 W, o que equivale a um consumo médio de 290 kWh anual. Estes valores contrastam com o LG C9 OLED que, na versão equivalent­e de 65 polegadas, consome 137 W, o que correspond­e a 190 kWh de consumo anual. Em ambos, isto correspond­e à utilização média de quatro horas por dia, durante 365 dias. Independen­temente do televisor utilizado, incluindo os velhinhos CRT, existem várias formas de reduzir o consumo energético. Aqui ficam as nossas dicas.

1 AJUSTE O BRILHO

Aceda às definições de ecrã do menu da televisão para poder ajustar o nível de luminosida­de e o nível da luz de fundo, uma vez que estes são dois parâmetros que permitirão reduzir mais facilmente o consumo energético da sua TV.

2 MODO ECO

Se a TV tiver modo de poupança de energia, está na altura de o activar. Em alguns casos, existirão diversos níveis de intensidad­e que, além de ajustar automatica­mente o nível de luminosida­de e de luz de fundo, poderão desligar funções como a controlado­ra de rede sem fios, bem como os dispositiv­os ligados nas portas USB.

3 USE UM TEMPORIZAD­OR

Se costuma adormecer a meio de um filme, ou deixar o televisor ligado quando sai da divisão onde este se encontra, está na altura de activar o temporizad­or, para que a TV se desligue quando não registar qualquer tipo de acção no comando durante o período configurad­o. Pode ainda, em alguns casos, configurar horas para desligar, uma solução prática para obrigar os seus filhos a irem para a cama a horas.

4 DESLIGUE NO BOTÃO

Não desligue o televisor a partir do comando, mas sempre no botão físico que está na moldura do mesmo. Se, ainda assim, ao desligar, continua a emitir uma luz vermelha, isso significa que o mesmo está em modo stand-by e não está desligado. Neste caso, a solução ideal será desligar da tomada, ou usar uma tomada ou régua eléctrica com botão que permita cortar a corrente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal