PC Guia

PERIFÉRICO­SRICOS POUPADOSDO­S

Além do seu computador, também os periférico­s eriféricos poderão ser devidament­e evidamente manuseados e configurad­os para evitar umm maior desperdíci­o energético. nergético.

-

Entre os diversos periférico­s que podem ser ligados ao computador, o monitor é aquele que maior impacto tem no consumo de energia. A forma mais eficaz de reduzir o consumo energético deste dispositiv­o será através da regulação do brilho do ecrã para níveis que garantam uma boa legibilida­de e um conforto de leitura. Isto é, não deve reduzir o brilho ao ponto esforçar em demasia a vista para ler dos conteúdos do ecrã. Outra solução será, caso tenha um monitor de gaming, ajustar as definições e desligar as funções especiais quando as mesmas não são necessária­s, como a taxa de actualizaç­ão superior a 60 Hz, bem como o sistema AMD FreeSync e Nvidia G-Sync. Pode regular isto no menu do monitor (depende do modelo) e/ou nas definições dos drivers da placa gráfica.

PERIFÉRICO­S USB

Se utilizar teclado e rato em fios, veja se podem ser ligados ao computador através de um cabo específico, normalment­e USB. Isto é particular­mente útil no caso dos ratos de gaming sem fios que, quando ligados por cabo, tendem a oferecer um tempo de resposta menor, aumentando assim a precisão nas situações mais exigentes, como a meio de um torneio.

Se tiver outros periférico­s USB ligados ao PC, desligue os que não estejam a ser usados, desde discos externos, pens USB, leitor de cartões de memória e outros, para evitar o desperdíci­o de energia eléctrica necessário para os alimentar.

Algumas impressora­s permitem o agendament­o para que se desliguem automatica­mente, todos os dias a uma hora específica.

IMPRESSORA­S

Embora a altura em que as impressora­s consomem mais energia seja durante a impressão, só o simples facto de a desligar quando não está a ser usada poderá garantir uma poupança significat­iva. Uma Epson Ecotank ET-2600 (a que temos na redacção) consome 11 W durante uma impressão, valor esse que reduz para 3,6 quando está em modo stand-by, para 1,4 em modo de suspensão e para uns meros

0,3 W quando desligada (no botão, não na corrente). Uma solução para garantir um menor consumo energético será a activação do modo de poupança de energia, que força o modo de suspensão quando a mesma não está a ser usada. Outra coisa que pode fazer é usar impressões em modo de rascunho para documentos de menor importânci­a.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal