PC Guia

MAÇÃS CHEIAS DE SUMO

Além das técnicas habituais que são comuns a todos os computador­es portáteis e até aos smartphone­s (como desligar as comunicaçõ­es e reduzir o brilho do ecrã), há uma área específica no macOS para nos ajudar a poupar energia.

-

Os portáteis MacBook (assim como vários outros modelos) estão cada vez mais finos: isto é bom para a portabilid­ade, e mau para a autonomia. Ao terem uma estrutura mais compacta, todos os componente­s sofrem com a miniaturiz­ação. Nas mais recentes versões dos MacBook (sem contar com os Pro e os Air), a Apple incluiu uma bateria de polímeros de lítio dividida por níveis para aproveitar todos os contornos do chassis de alumínio o que, segundo a marca, garante uma capacidade adicional de 35% de células em relação a modelos anteriores.

MODOS ‘BATERIA’ E ‘ADAPTADOR DE CORRENTE’

Em média, as baterias de todos os MacBook (agora sim, incluindo os Air e os Pro) tem 10,5 horas de autonomia para trabalhar com o Wi-Fi ligado. A ver filmes no iTunes (é esta métrica que a marca dá), a média destes portáteis sobe para as 11,5 horas. Nos computador­es todos, o tempo de stand-by é de trinta dias, sem ser preciso ligar o carregador. Tudo isto é muito bonito no papel, mas uma utilização normal do computador, que envolve várias actividade­s, com o brilho do ecrã quase no máximo, assim como as ligações Wi-Fi e Bluetooth, vai rapidament­e fazer baixar a autonomia de um Mac.

O macOS traz um assistente que nos pode ajudar a prolongar ao máximo a autonomia dos computador­es, para que não fique sem energia a meio de uma viagem ou de um dia em que não tem acesso a uma tomada para recarregar a bateria - pode encontrá-lo nas ‘Preferênci­as do Sistema’, em ‘Poupança de Energia’, onde estão dois separadore­s: ‘Bateria’ e ‘Adaptador de Corrente’.

1

Para poupar energia, deslize os dois sliders ‘Computador em pausa’ e ‘Ecrã em pausa’ até ao mínimo, ou seja, um minuto. Assim, quando parar de utilizar o computador para fazer uma pausa, o sistema entra em stand-by e o ecrã desliga-se para que o Mac pare de gastar energia.

2

Estas duas opções devem estar sempre ligadas quando usar o Mac sem que o computador esteja ligado à corrente. Sempre que não estiver a usar ficheiros, os discos entram em pausa e o ecrã estará sempre com o brilho regulado para permitir uma utilização confortáve­l ao mesmo tempo que permite poupar bateria.

3

Active a opção de mostrar o estado da bateria para ter sempre um indicador de controlo permanente no menu de topo do Mac. Contudo, neste menu, terá sempre um indicador percentual da carga actual da mesma.

4

O separador ‘Adaptador de corrente’ é, em tudo, igual ao anterior e com as mesmas opções. Só que aqui, pode ser um pouco mais generoso nas definições que personaliz­a, uma vez que aqui vale a forma como o portátil se comporta quando estiver ligado à corrente. Ainda assim ajuda a ter valores comedidos para as duas pausas: do ecrã e do computador.

Há apenas duas mudanças nesta janela em relação à anterior: a opção de regular o brilho desaparece para dar lugar à permissão de reativar o sistema para permitir o acesso pela rede e, em baixo, aparece uma previsão do tempo que o computador vai levar até estar completame­nte carregado: no nosso caso eram 2:34 horas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal