PC Guia

GERIR O TEMPO DE VIDA DE BATERIA NO iOS

-

Activament­e, a única coisa opção que pode ligar no iOS para poupar energia é o ‘Modo de baixo consumo’ que está disponível nesta mesma área da ‘Bateria’.

1

Além das dicas gerais, que servem para qualquer equipament­o móvel, o iOS (versão 12.2) tem os seus próprios truques para ajudar os utilizador­es a chegar ao fim do dia com bateria de sobra num iPhone ou iPad. Entre nas ‘Definições’ e depois entre em ‘Bateria’.

2

Este centro de controlo serve, essencialm­ente, como informação de que apps estão a consumir mais, seja em primeiro plano (quando as estamos a usar), seja em segundo plano (quando estão a correr em background, ou seja, quando as fechamos mas não as desligamos completame­nte). Para saber isto, basta deslizar o ecrã para cima e, na lista das apps, tocar em ‘Mostrar Atividade’ (, para vermos o tempo efectivo de utilização em minutos, ou em ‘Mostrar Utilização da Bateria’, onde nos é mostrada a percentage­m que cada app está a usar, no total.

3

Nesta área pode ainda ver o tempo que o ecrã esteve ligado e desligado nos últimos dez dias ou nas últimas 24 horas. Estes dados vão permitir que tenha mais informação sobre a forma como usa o iPhone ou o iPad, para que no futuro possa fazer uma utilização mais eficiente e controlada do seu iDevice. Se tocar na opção ‘Últimos 10 dias’ pode, inclusive, ver a utilização que faz diariament­e da bateria, com informação detalhada por app e por nível de utilização da mesma, assim como a relação entre ecrã desligado/ligado, por dia.

4

Activament­e, a única coisa opção que pode ligar no iOS para poupar energia é o ‘Modo de baixo consumo’ que está disponível nesta mesma área da ‘Bateria’ - com isto, o iPhone reduz as actividade­s das apps em segundo plano para que poupe energia ao máximo até que possa carregar o smartphone. Com isto, o sistema reduz as actualizaç­ões das apps em segundo plano, por exemplo, por isso é natural que a produtivid­ade do sistema diminua em detrimento da extensão da autonomia. Assim que ligar o ‘Modo de baixo consumo’, o ícone da bateria no ecrã fica amarelo e estará assim até que o desligue ou o dispositiv­o seja carregado a 100%, altura em que surge também um aviso no ecrã que sugere a sua desactivaç­ão.

5

Em ‘Bateria’ pode ter ainda acesso ao menu ‘Estado de bateria’ onde vai poder controlar a saúde deste componente do iPhone ou do iPad. Como sabemos, com a utilização intensiva e prolongada de um dispositiv­o, a bateria começa a ressentir-se. Assim, é natural que a capacidade da mesma seja vá diminuindo com o passar dos meses: pode ver essa indicação em percentage­m no iOS, assim como o nível de desempenho que a mesma tem de momento.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal