PC Guia

E NOS ANDROID PUROS, COMO FUNCIONA?

-

1

Há marcas de smartphone­s à venda em Portugal que optam por não fazer qualquer mudança estética, nem juntar aplicações de terceiros (ou suas) ao sistema operativo - é o que se chama ‘Android puro’ ou ‘Android One’, que a Google apresenta como o «mais puro de todos» e que podemos ver nos modelos da Nokia, em Portugal. A Xiaomi, a BQ (com os Aquaris) e a Sony, com o XZ3, são outros dos exemplos deste sistema que representa a verdadeira­s experiênci­a original Google num smartphone. Aqui, as definições que queremos estão no menu ‘Bateria’ das ‘Definições’ e podemos logo ver que não são tão completas como as que encontrámo­s no Huawei P30 Pro ou no S10e - desde logo temos dois, e não três, modos de poupança: ‘Stamina’ e ‘Ultra Stamina’. Ambas desligam algumas funcionali­dades dos smartphone­s e reduzem o uso de apps ao mínimo.

2

Por baixo do gráfico (que dá uma previsão do dia e da hora em que energia vai acabar, se se mantiver a utilização corrente do sistema) vai poder ver ainda um aviso do consumo que o dispositiv­o estiver a fazer no momento. Mais abaixo, nesta área, tem ainda uma opção que deve ligar sempre: ‘Gerir Carga de Bateria’, para que o Android ajude a ter tudo equilibrad­o, mesmo no momento em que carrega o smartphone: a explicação de como este modo funciona, ao detalhe, pode ser lida no próprio menu.

3

Outra opção a ligar é a ‘Adaptive Battery’ que vai colocar restrições ao uso de bateria para aplicações que não costumamos usar muito - isto faz com que o sistema não gaste bateria ao desbarato e a poupe para aplicações a que mais recorremos. Para ter sempre controlo sobre a autonomia do smartphone, pode ainda dar um olho ao tempo que tem desde o último carregamen­to completo e à utilização do ecrã desde esse momento, para que possa ter uma ideia do uso que faz do sistema.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal