PC Guia

Asus ROG XG49

- G U S TAVO DI A S

Depois de na PCGuia 279 (Abril) termos testado o Philips 499P9H, chegou a vez de um modelo rival da Asus, que tem a particular­idade de ter sido criado especifica­mente para os adeptos de videojogos

- e isso notou-se (demasiado) durante o período de testes. Recorrendo a um painel VA (não tão bom quanto um IPS), este destaca-se por oferecer uma maior velocidade na taxa de actualizaç­ão da imagem e tempo de resposta que o habitual: a Asus anuncia valores de 144 Hz e 4 ms, respectiva­mente. São estes os valores que encontramo­s nos melhores monitores de gaming, como o Acer Predator XB3, testado na edição passada da PCGuia. Contudo, o ROG XG49 consegue chegar a estes valores, mas no dobro da área de visualizaç­ão do monitor da Acer, por dois terços do preço desse. Estamos a falar em 1099 euros para um monitor de 49 polegadas, de formato ultrawide, ou seja, 32:9. Isto equivale à utilização de dois monitores de 27 polegadas colocados lado a lado, o que, juntamente com o formato curvo do ecrã, tornam a experiênci­a ainda mais imersiva. Jogar Dirt Rally 2.0, FarCry 5 ou Assassins Creed neste monitor é simplesmen­te delicioso, dado que há um aumento significat­ivo da resolução no eixo horizontal (3840), o que implicará a utilização de uma placa gráfica mais potente. Infelizmen­te, a resolução do eixo vertical é bastante baixa, apenas 1080, o que para uma utilização mais quotidiana, como navegação na Internet, usar folhas de cálculo ou fazer edição de texto, acaba por ser extremamen­te limitado, obrigando o utilizador a afastar o monitor da vista o máximo possível, para que a experiênci­a de utilização não seja tão estranha. Existe uma entrada DisplayPor­t 1.2 e duas HDMI 2.0, o que permite ligar este monitor a vários dispositiv­os, bem como reproduzir duas fontes em simultâneo, sendo utilizada uma solução de Picture in Picture.

Este recurso está limitado, uma vez que desactiva algumas das funcionali­dades de gaming do monitor, como o FreeSync e o HDR; além disso, a taxa de actualizaç­ão da imagem reduz para os 60 Hz. Resta referir a excelente qualidade de construção, as inúmeras possibilid­ades de ajuste da posição do ecrã e os menus mais simples de usar que o habitual.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal