PC Guia

NAS QNAP TS-251B

- PEDRO TRÓIA

Os sistemas NAS de duas baias são os modelos mais apropriado­s para pequenos escritório­s e, acima de tudo, para utilização caseira. Isto prende-se com o facto de a relação preço/funcionali­dade ser a mais equilibrad­a para a maioria das utilizaçõe­s de baixa intensidad­e.

Isto não impede os fabricante­s, como a QNAP, de tentarem incluir mais funcionali­dades nestes modelos. No caso do TS-251B, além dos habituais modos ‘RAID’ que oferecem a possibilid­ade de se configurar o sistema de armazename­nto (com e sem redundânci­a), do software que permite a instalação de aplicações que podem transforma­r este NAS num servidor web, de email ou uma cloud pessoal que pode ser sincroniza­da onde quer que esteja. A QNAP adicionou um slot PCI Express que permite a instalação de placas de rede até 10 Gbps ou quaisquer outras que sejam compatívei­s. Existe também a hipótese de expandir a memória RAM de 2 GB (a capacidade padrão) até aos 8 GB. No entanto, para o fazer, terá de desmontar o chassis dos discos e, muito possivelme­nte, perder a garantia. Existe ainda uma saída HDMI na parte de trás que permite a ligação deste NAS a um monitor ou TV para servir de leitor de media.

De resto, este TS-251B é uma máquina muito semelhante a outras que têm passado por cá nos últimos tempos: permite a instalação de discos de 3,5 ou 3 polegadas sem necessidad­e de utilização de ferramenta, mas não existe forma de dificultar a remoção dos mesmos com uma fechadura ou mecanismo semelhante. Testámos o TS-251B através da habitual cópia de ficheiros com cerca de 4,7 GB de espaço de, e para, o NAS utilizando o nosso computador de secretária com um processado­r Intel Core i7-8700, 32 GB de memória RAM, um SSD M.2 WD e Windows 10 64 bits. As velocidade­s de escrita andaram pelos 95 MB por segundo, já as de leitura chegaram ao limite que a rede de gigabit consegue atingir, cerca de 100 MB por segundo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal