CON­TRO­LAR A BA­TE­RIA NUM SAM­SUNG

PC Guia - - TEMA DE CAPA -

1

A ga­ma S10 é a mais re­cen­te da mar­ca co­re­a­na e já vem com o An­droid Pie ins­ta­la­do. Con­tu­do, a Sam­sung me­te uma skin per­so­na­li­za­da a cor­rer por ci­ma do sis­te­ma ope­ra­ti­vo que mu­da al­gu­mas de­fi­ni­ções do sis­te­ma. A for­ma mais fá­cil (e tam­bém a mais rá­pi­da) de pôr um tra­vão nos gas­tos de ba­te­ria é fa­zer des­li­zar o de­do a par­tir do to­po do ecrã pa­ra fa­zer apa­re­cer a “ga­ve­ta” dos ata­lhos rá­pi­dos, on­de vai en­con­trar o ‘Mo­do de ener­gia’.

2

As­sim que to­car nes­te íco­ne, apa­re­ce uma ja­ne­la com qua­tro afi­na­ções que po­de mo­di­fi­car, pa­ra ter mais au­to­no­mia

- co­mo tu­do li­ga­do ao má­xi­mo, a mar­ca pro­me­te mais dois di­as e meio. Po­de res­trin­gir os da­dos em se­gun­do pla­no (pa­ra im­pe­dir que apps ac­tu­a­li­zem em back­ground, o que con­so­me da­dos e ba­te­ria, cla­ro), des­li­gar o always on dis­play (que mos­tra sem­pre vá­ri­as in­di­ca­ções no ecrã, co­mo a ho­ra e o dia), li­mi­tar a ve­lo­ci­da­de do CPU a 70% e re­du­zir o bri­lho do ecrã em 10 ou 5%. São qua­tro de­fi­ni­ções mui­to rá­pi­das e que per­mi­tem lo­go fa­zer uma gran­de mu­dan­ça no com­por­ta­men­to do smartpho­ne.

3

De­pois, se qui­ser apro­fun­dar a sua per­so­na­li­za­ção, tem de en­trar no me­nu das ‘De­fi­ni­ções’ > ‘Ma­nu­ten­ção do dis­po­si­ti­vo’ > ‘Ba­te­ria’. Aqui, ve­mos lo­go a vi­da útil es­ti­ma­da da ba­te­ria em di­as ou ho­ras, no to­po. Se to­car em ‘Uti­li­za­ção da ba­te­ria’ po­de ver o tem­po uti­li­za­do, em mi­nu­tos, des­de o úl­ti­mo car­re­ga­men­to e uma pre­vi­são de au­to­no­mia, ten­do em con­ta o seu pa­drão de uso. Nes­ta área es­tá ain­da des­cri­to qu­al a per­cen­ta­gem de uti­li­za­ção fei­ta pe­los di­ver­sos ele­men­tos do smartpho­ne, co­mo o tem­po de ecrã li­ga­do ou a co­nec­ti­vi­da­de. Aqui é pos­sí­vel ir ao pormenor de, pa­ra ca­da um, de­fi­nir um mo­do de ener­gia.

4

Es­te mes­mo mo­do po­de ser de­fi­ni­do, no ecrã prin­ci­pal do me­nu ‘Ba­te­ria’ (on­de tam­bém po­de ver a uti­li­za­ção por app) pa­ra to­do o sis­te­ma: ‘Op­ti­mi­za­do’, ‘Mé­dia Eco­no­mia’ e ‘Má­xi­ma Eco­no­mia’ - há ain­da uma quar­ta opção, que re­cor­re à in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al do sis­te­ma, a ‘Eco­no­mia de ener­gia adap­ta­ti­va’, que “apren­de” com a uti­li­za­ção diá­ria que fa­ze­mos do smartpho­ne pa­ra pou­par ener­gia em de­ter­mi­na­dos mo­men­tos de menor uti­li­za­ção do dis­po­si­ti­vo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.