ASUS ZENFONE 6

O pri pri­mei­ro smartpho­ne Asus com câ­ma­ra mo­to­ri­za­da aca­ba de che­gar­ch e tem um pre­ço mui­to com­pe­ti­ti­vo.

PC Guia - - LAB - PE­DRO TRÓIA

AA A Asus es­tá de vol­ta ao mun­do dos sm smartpho­nes com o no­vo Zenfone 6, o pri­mei­ro pri­mei equi­pa­men­to des­te gé­ne­ro que in­clui uma um câ­ma­ra de 40 MP mo­to­ri­za­da, ca­paz de ro­dar 180 graus, o que lhe per­mi­te ser câ­ma­ra câm prin­ci­pal/tra­sei­ra) e câ­ma­ra de sel­fi­es (fron­tal). (f O Zenfone 6 traz um pro­cess pro­ces­sa­dor Qu­al­comm Snap­dra­gon 855, 6 ou 8 GB G de me­mó­ria RAM (a ver­são tes­ta­da ti­nha 6 GB) e 128 ou 268 GB de ar­ma­zen ar­ma­ze­na­men­to (a nos­sa uni­da­de ti­nha 128). O ecrã é um LCD IPS de 6,4 po­le­ga­das que ocu­pa to­da to o fron­tal do dis­po­si­ti­vo, dan­do-lh dan­do-lhe uma re­la­ção en­tre o cor­po e o ecrã de 84%. A li­ga­ção ao trans­for­ma­dor é fei­ta atra­vés de uma to­ma­da USB Ty­pe-C e, surpresa, há uma en­tra­da jack de 3,5 mm pa­ra aus­cul­ta­do­res. O sis­te­ma ope­ra­ti­vo é o An­droid P com a úl­ti­ma ver­são do ZenUI que evo­luiu mui­to des­de as pri­mei­ras ver­sões e que, ago­ra, es­tá mui­to mais le­ve. A ba­te­ria tem 5000 mAh, o que, se­gun­do a Asus, é su­fi­ci­en­te pa­ra ter o Zenfone li­ga­do du­ran­te dois di­as sem car­re­gar.

Mas a es­tre­la des­te dis­po­si­ti­vo é mes­mo a câ­ma­ra. Qu­an­do abre a apli­ca­ção, a câ­ma­ra man­tém-se em mo­do de câ­ma­ra prin­ci­pal, ou se­ja, pa­ra o uti­li­za­dor con­se­guir ti­rar fotos na ver­ti­cal ou ho­ri­zon­tal a olhar pa­ra o ecrã. Qu­an­do se co­lo­ca a câ­ma­ra em mo­do ‘sel­fie’ ela ro­da 180 graus so­zi­nha e fi­ca virada pa­ra o uti­li­za­dor.

Nós con­se­gui­mos ain­da con­tro­lar ma­nu­al­men­te a ro­ta­ção da câ­ma­ra pa­ra, por exem­plo, ti­rar fo­to­gra­fi­as com dis­po­si­ti­vo na ho­ri­zon­tal com a câ­ma­ra na per­pen­di­cu­lar, o que dá uma es­ta­bi­li­da­de ex­tra.

Ou­tra fun­ci­o­na­li­da­de são as pa­no­râ­mi­cas au­to­má­ti­cas. Qu­an­do se es­co­lhe es­te mo­do, a câ­ma­ra usa o mo­tor pa­ra a fa­zer ro­dar len­ta­men­te du­ran­te a captura de ima­gem a 180 graus, o que faz com que as pa­no­râ­mi­cas sai­am sem­pre cer­tas.

PON­TOS FRACOS

A qua­li­da­de das fotos é bas­tan­te boa, com co­res mui­to vi­bran­tes, mes­mo qu­an­do há pou­ca luz, a fun­ção de gran­de an­gu­lar con­se­gue ain­da re­du­zir por soft­ware a dis­tor­ção que é in­tro­du­zi­da pe­las len­tes. Mas nem tu­do po­dem ser van­ta­gens nes­te sis­te­ma e a coi­sa que mais me “as­sus­ta” são as pe­ças mó­veis que o me­ca­nis­mo da câ­ma­ra tem. An­do nis­to há tem­po su­fi­ci­en­te pa­ra já ter per­ce­bi­do que os uti­li­za­do­res ra­ra­men­te uti­li­zam o hard­ware co­mo os de­sig­ners e os en­ge­nhei­ros ima­gi­na­ram. E, no ca­so do Zenfone 6, a exis­tên­cia de ro­das den­ta­das e mo­to­res é um pon­to fra­co na es­tru­tu­ra do dis­po­si­ti­vo que, pre­ve­jo, vai dar do­res de ca­be­ça à Asus. Um exem­plo é o sis­te­ma de pro­tec­ção do me­ca­nis­mo que, su­pos­ta­men­te, qu­an­do de­tec­ta uma que­da, recolhe a câ­ma­ra an­tes do te­le­fo­ne ba­ter no chão. O pro­ble­ma é que nos tes­tes que fiz em cer­ca que 30 ou 40% das ve­zes a câ­ma­ra não re­co­lheu… De res­to, o Zenfone 6 é um ex­ce­len­te smartpho­ne, aliás em ter­mos de ve­lo­ci­da­de até con­se­guiu ba­ter a “es­tre­la” des­te ano, o Sam­sung Galaxy S 10, que tes­tá­mos na PCGuia 279. E ven­der tu­do is­to por 500 eu­ros é obra!

Qu­an­do se co­lo­ca a câ­ma­ra em mo­do ‘sel­fie’ ela ro­da 180 graus e fi­ca virada pa­ra o uti­li­za­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.