PC Guia

/ Juntar vários vídeos num só ficheiro sem usar programas complicado­s de edição

Não é preciso recorrer a software como o Adobe Premiere ou ao Final Cut Pro para criar um ficheiro de vídeo com vários clips soltos que tenha numa pasta do computador. Com este guia vai conseguir fazê-lo em poucos cliques, com um programa gratuito.

-

Hoje em dia gravar vídeo é tão fácil - todas as pessoas têm um telemóvel que já o faz em HD, que podemos acabar um dia de passeio com vários clips que não temos forma de juntar e criar um “filme” mais completo. Poder juntar pequenos vídeos num só vai ainda facilitar a partilha e evitar ter de estar a enviar um a um para família e amigos. A nossa solução é usar o Video Combiner, um programa gratuito onde, sem muita complicaçã­o, pode juntar todos os pequenos clips e ficar com um vídeo onde ficam todos juntos.

1 O Video Combiner pode ser descarrega­do em mp3toolkit.com/videocombi­ner.html e é compatível com Windows 10, 7, 8, Vista, XP (com Service Pack 3) e 2003. Instale o programa para ficar pronto a usar. Antes de começar a usar, vamos primeiro agrupar numa pasta os vídeos que quer juntar num só ficheiro. Se os tiver num telemóvel Android ligue um cabo USB ao computador e aceda à pasta das imagens para copiar os vídeos. Se tiver os vídeos espalhados por outras pastas do PC, mova-os para uma única pasta - podemos chamar-lhe, por exemplo, ‘Vídeos para Combinar’.

2 No caso do telemóvel, assim que o ligar pode aparecer uma janela do Explorador do Windows que lhe mostra logo as pastas todas que estiverem no sistema. Se isto não acontecer, pode usar a combinação de teclas ‘Windows + E’. Na lista de directório­s do computador que está à esquerda, clique em ‘Este PC’; depois encontre o seu smartphone e entre na tal pasta onde estarão os vídeos - normalment­e chama-se ‘DCIM’, onde também ficam guardadas as fotografia­s. Para ordenar tudo e fazer com que os vídeos fiquem todos agrupados, toque na coluna ‘Type’, até que todos os ficheiros MP4 se agreguem na lista. Para selecciona­r os vídeos, clique em cada um deles com a tecla ‘Ctrl’ pressionad­a.

3 Em vez de transferir os vídeos para o PC, vamos apenas copiá-los - assim, vai poder continuar a ter os originais no smartphone; mais tarde, se vir que já não precisa deles pode, então, apagá-los. Abra outra janela do Explorador do Windows com a mesma combinação de teclas que indicámos no passo 1 e abra a pasta criada no passo 2.

Agora, com a janela da pasta do telemóvel aberta, clique na combinação ‘Ctlr + C’; mude agora para a pasta ‘Videos a Combinar’ e faça ‘Ctlr + V’ para colar os vídeos. Depois deste processo ter terminado, pode desligar o smartphone do computador.

4 Inicie o Video Combiner e abra a pasta ‘Videos a Combinar’. Com o rato, arraste o cursor para fazer uma selecção de todos os vídeos e use a combinação de teclas ‘Ctrl + A’. agora, basta arrastar a selecção que fez para a janela principal do programa.

5 Todos os vídeos que arrastou para o Video Combiner aparecem sob forma de uma lista, com a ordem com a qual vão aparecer no vídeo final. Para re-ordenar os ficheiros, seleccione o que quiser e use as setas verdes que estão na barra de menu do topo para alterar o lugar.

Se quiser adicionar outro vídeo, tem duas opções: pode ir à pasta do PC e arrastá-lo para o programa ou clicar no botão de adicionar vídeo (o da bobina de filme com o sinal verde ‘+’). Para excluir um, seleccione-o e carregue no botão igual, mas com um sinal ‘-’ vermelho.

6 O Video Combiner determina, por defeito, qual é o melhor formato para gravar o vídeo final, mas pode ajustar as opções à sua maneira, como o tipo de ficheiro (‘Formato de saída’ - MP4, AVI ou MOV, entre outros) e o tamanho de ecrã em ‘Tamanho da tela’. Contudo, tenha em atenção que se puser valores personaliz­ados pode acabar com um vídeo com imagem cortada. O melhor é sempre escolher ‘Largura máxima cabida’. Já a opção ‘Largura mínima de ajuste’ só deve ser usada se não tiver vídeos gravados na vertical misturados com outros na horizontal - se o fizer, fica com vídeos demasiado esticados ou encolhidos no resultado final.

7 Quando estiver pronto a criar o vídeo que combina todos os clips, escolha a pasta de destino em ‘Salvar o vídeo em’ e clique no botão que está à direita da janela: ‘Combine vídeos agora!. Uma barra verde mostra a evolução do processo - quando estiver concluído, pode ver o vídeo final na pasta que selecciono­u.

Poder juntar pequenos vídeos num só vai facilitar a partilha e evitar ter de estar a enviar um a um para família e amigos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal