PC Guia

/ Abra ficheiros ZIP no iPhone sem usar uma aplicação dedicada.

Para muitas pessoas, o iPhone é um canivete suíço, mas algumas funcionali­dades continuam escondidas no iOS e passam despercebi­das para o utilizador comum - e se há uma que está mesmo “enterrada” no sistema operativo é extracção de ficheiros ZIP.

-

Até há relativame­nte pouco tempo, abrir um ficheiro ZIP no iPhone ou no iPad, para extrair ficheiros como fotografia­s ou documentos, era impossível. Só com o iOS 11 é que isto passou a ser possível, mas é natural que alguns utilizador­es ainda não saibam usar este recurso. Mais: além de abrir, também é possível zipar ficheiros. A única coisa de que fica impedido, é usar RAR - para isso vai ter mesmo de usar uma aplicação da loja, como a gratuita iZip. Para facilitar, dividimos este guia em três partes: abrir ZIP descarrega­dos da Internet (via Safari, por exemplo), do Mail e ensinar a criá-los.

1 ABRIR ZIP DESCARREGA­DOS A PARTIR DA INTERNET

Primeiro, nunca é demais lembrar que tem de ter cuidado ao fazer download de ficheiros da Internet, sobretudo a partir de fontes desconheci­das. É errado pensar que não há malware ou vírus para iPhone, e os ZIP podem ser um veículo perfeito para propagar ameaças. Descarregu­e apenas ficheiros deste género cujo conteúdo seja seguro. Quando assim for, toque no link do ficheiro ZIP para download, o iOS mostra-lhe um pop-up no ecrã em que lhe pergunta: ‘Gostaria de descarrega­r...?’ Toque em ‘Descarrega­r’ 1 para iniciar o download. O ficheiro vai começar a ser transferid­o - para acompanhar o processo, basta tocar no ícone redondo com uma seta a contar para baixo que está ao lado do campo do endereço Web, em cima - é-lhe mostrada uma janela de diálogo com esta informação. Assim que esteja concluído, toque no nome do ficheiro nesta mesma janela, para ser levado até à pasta de Ficheiros do iOS onde foi guardado; navegue pela pasta até encontrar o ficheiro ZIP que acabou de descarrega­r; se tiver com dificuldad­e em encontrar, toque no botão ‘Recentes’ 2 , em baixo, para que lhe sejam mostrados os últimos ficheiros a entrar nesta pasta - o ZIP deve ser o primeiro que aparece. Toque no ícone do ficheiro em pouco segundos a extracção do conteúdo é feita, sendo criada uma pasta normal em que pode tocar para ver o que estava guardado no ZIP.

2 ABRIR UM ZIP ENVIADO POR E-MAIL

Estes passos funcionam, tanto para a app Mail do iOS, como para a oficial do Gmail, que pode ser descarrega­da da App Store (basta procurar por Gmail). Quando receber um anexo ZIP, dê-lhe um primeiro toque para fazer o download do servidor - só depois, quando já não tiver a indicação a azul no ‘Toque para descarrega­r’ é que pode fazer a transferên­cia para o iPhone ou iPad. Mantenha o dedo pressionad­o sobre o ficheiro até que apareça um menu com três opções: aqui, escolha ‘Partilhar’ 1 e depois em ‘Guardar em Ficheiros’ 2 .

Se não estiver visível, entre em ‘Editar ações’ e ligue-a; depois disto, fica imediatame­nte disponível no menu anterior. Escolha-a e, no menu com várias pastas que aparece (no nosso caso estão também as que temos na iCloud, no Dropbox e no Google Drive), seleccione ‘No meu iPhone’ ou ‘iCloud Drive’. Escolha a pasta onde quer guardar e, para finalizar, toque em ‘Guardar’ 3 , no canto superior direito. Para ver o que acabou de descarrega­r, abra a app ‘Ficheiros’ e entre na pasta para onde mandou o download. Basta fazer o mesmo que no final do passo anterior para ver os ficheiros. Neste caso, se não quiser guardar o ZIP e apenas ver os ficheiros que estão lá dentro, ainda no email que recebeu, mantenha o ficheiro pressionad­o com o dedo e escolha a opção ‘Vista Rápida’ e depois toque em ‘Pré-visualizar conteúdo’ - se foram ficheiros compatívei­s com o iPhone, como fotografia­s, pode vê-las em formato de slideshow; também é possível ver o conteúdo do ZIP - toque no ícone dos três pontinhos e tracinhos que está no canto inferior direito da janela 4 .

3 CRIAR UM FICHEIRO ZIP NO iOS A PARTIR DE VÁRIOS FICHEIROS

Este recurso vai ser útil quando tiver de enviar vários ficheiros a alguém, para não ter de o estar a fazer um a um. A primeira coisa a fazer é juntar todos numa pasta, uma vez que isto só pode ser feito a partir de um directório e vai ter de fazer a partir da app ‘Ficheiros’. Se o que quiser zipar forem fotos da galeria do iPhone, tem de as exportar para uma pasta desta aplicação. Para fazer isto, entre em ‘Fotografia­s’ e no álbum onde estão as imagens a zipar, escolha ‘Selecciona­r’, escolha as fotos e depois toque no botão de partilha do canto inferior esquerdo da interface; aparece o nosso conhecido menu com várias opções e a que queremos é ‘Guardar em Ficheiros’ 1 , que está mais em baixo. Mais uma vez, tem de escolher uma pasta (ou pode criar uma, se tocar no ícone azul que está no topo da janela) e confirmar a partilha em ‘Guardar’.

De volta à app Ficheiros, navegue até à pasta onde estão as fotografia­s, toque em ‘Selecciona­r’, faça a sua escolha (ou então carregue logo em ‘Tudo’) e, em baixo, à direita, toque no ícone azul com três pontos brancos 2 . Aqui, basta escolher ‘Comprimir’ 3 para que, na mesma pasta, apareça um ZIP chamado ‘Arquivo’ - para mudar o nome, mantenha o ficheiro pressionad­o e, no menu que aparece, seleccione ‘Alterar o nome’ 4 .

 ??  ?? 2
2
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1 2 1 3 2 3 4 4
1 2 1 3 2 3 4 4

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal