PC Guia

/ Este mês, Luís Alves ensina-lhe truques para ter um computador silencioso.

É no momento de escolher os componente­s que a maioria dos parâmetros de ruído do nosso futuro computador são definidos. Este mês, partilhamo­s alguns truques para saberem como criar um PC silencioso.

-

Em algumas situações a “culpa” do ruído excessivo não é da ventoinha, mas sim do local e da forma como está a ser utilizada e controlada.

FONTES DE RUÍDO

As fontes de ruído de um computador são a movimentaç­ão do ar (ventoinhas), vibrações dos sistemas (parte mecânicas) e sistemas eléctricos (especialme­nte com as frequência­s alcançadas a aumentar). Enquanto a primeira de todas é fácil de identifica­r, e de estudar alternativ­as, para as outras o trabalho é mais exigente, sobretudo porque nem sempre é conhecido que esses mesmos componente­s irão produzir ruído ou nem todos produzem.

VENTOINHAS

O ruído produzido por estes componente­s é quase sempre partilhado pelo fabricante, em dB. É importante procurar como foi medido, quando se comparam modelos entre marcas. A ventoinha não produz ruído sozinha e a sua aplicação final também tem influência: se está a ser utilizada na caixa, num dissipador ou num radiador. Em algumas situações a “culpa” não é da ventoinha, mas da grelha que a protege, do formato das alhetas do dissipador em que está instalada, ou até do pouco espaço livre entre ela e outro componente. Existem várias formas de controlar a velocidade das ventoinhas, seja por sistema físico como um controlado­r onde o utilizador define uma velocidade entre mínimo e máximo, ou por software. O controlo pode ser feito apenas por ajuste de voltagem (três pinos) ou por controlo por pulsos (PWM em quatro pinos). Isto existe também para dissipador­es que vêm de fábrica (stock cooler), seja de processado­r ou de placasgráf­icas. É por isso muito importante conhecer as ventoinhas que vêm instaladas nos dissipador­es destes mesmos componente­s e onde nem sempre é possível alterar o dissipador, ou o seu custo é elevado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal