PC Guia

/ Crie um disco clone de arranque para o PC

Se o seu computador tiver um problema grave no disco, tem um plano B preparado para resolver a situação? Neste guia vamos ensinar-lhe a criar um clone completo do seu disco para que esteja preparado para todas as eventualid­ades.

-

Quando pensamos em problemas com o PC, provavelme­nte o que nos vem logo à ideia é que algo corra mal com o disco rígido - e, se isso acontecer, é impossível iniciar o computador e aceder aos nossos ficheiros. Pode haver a hipótese conseguirm­os ligar o disco a outro computador e ver se é possível recuperar a informação, mas até conseguirm­os fazer isso ficamos de pés e mãos atadas. Contudo, se tiver um clone do disco com capacidade de boot, além do backup de ficheiros (que é essencial) será bastante mais simples recuperar do problema. Com a ajuda dos programas AOMEI Backupper e TinyTask vai ser possível pôr o nosso computador a fazer uma cópia bootable todas as noites para que esteja sempre actualizad­a e pronta a entrar em acção quando for necessário.

1 VERIFICAR A CAPACIDADE DO DISCO E INSTALAR O AOMEI BACKUPPER

Para começar, será preciso ter um disco rígido externo com, pelo menos, a capacidade do que tem instalado no PC e onde tem toda a sua informação. Se, para este guia, quiser usar um disco que já tenha em casa, tem de ter cuidado com uma coisa: ao usá-lo para fazer um clone, todos os ficheiros e documentos que aí estejam vão ser apagados. Copie-os para um lugar seguro se precisar mesmo deles. Caso não saiba ao certo a capacidade do disco que pretende clonar (ou seja, o que está instalado no computador), abra o Explorador do Windows, clique na indicação do disco ‘C:’ com o botão do lado direito do rato e seleccione ‘Propriedad­es’. O tamanho total é o que estiver em ‘Capacidade’, identifica­do com ‘GB’ (gigabytes). O programa que nos vai ajudar a fazer um clone de arranque (boot ou bootable) do nosso disco do PC é o AOMEI Backupper Pro (cerca de quarenta euros), que pode descarrega­r em aomeitech.com/download. html - clique em ‘AOMEI Backupper Pro’ e, no final da página, carregue em ‘Try Free Trial’. Faça o download do ficheiro EXE e instale o programa normalment­e no computador.

2 CRIAR O PRIMEIRO BACKUP

Quando iniciar o AOMEI Backupper pela primeira vez, o programa vai pedir-lhe autorizaçã­o para fazer alterações ao seu dispositiv­o - aceite. Ligue o disco rígido externo que vai usar para criar o backup e depois clique em ‘Clonar’ na barra lateral do programa, seguido de ‘Clonar Disco’. Agora, escolha o disco que quer clonar, ou seja, o ‘C:’, provavelme­nte identifica­do como ‘Disco0’, que é logo o primeiro. Clique aqui e depois em ‘Próximo’, para que lhe sejam apresentad­os todos os discos que estejam ligados ao computador e onde deve aparecer a drive externa, que deve escolher. No nosso, caso, a ‘E:’ - não se esqueça de que precisa de ser um disco que tenha, pelo menos, a mesma capacidade do que tem instalado no PC (o nosso tinha 4 TB). Para dar início ao processo de clonagem, carregue em ‘Próximo’ - o AOMEI Backupper avisa-o de que os dados serão apagados no disco externo - clique em ‘Ok’ e depois em ‘Iniciar Clone’.

3 TORNAR AUTOMÁTICA A CRIAÇÃO DE CLONES DE BACKUP

O clone vai demorar algum tempo até ficar completo, dependendo da informação que tem no disco. Conte com, pelo menos, uma hora para que o processo fique concluído, mas vai poder usar o computador durante este período.

Se a ideia é criar um clone actualizad­o do disco do PC todas as noites, temos de tornar este processo automático, para que não tenha que o estar a fazer de forma manual todos os dias, quando desligar o computador. Infelizmen­te, o AOMEI Backupper não permite isto, pelo que temos de recorrer a outro programa que automatize este processo, o TinyTask, em conjunto com o Programado­r de Tarefas do próprio Windows. Em primeiro lugar, abra esta ferramenta do sistema operativo da Microsoft: clique no menu ‘Iniciar’ e depois comece a escrever tarefas - clique no primeiro resultado. Aqui, será preciso criar duas tarefas: clicar em ‘Yes’ na caixa que pergunta se pode fazer alterações ao Windows e criar o clone. Carregue em ‘Criar Tarefa’ na barra do lado direito e depois escreva uma coisa que identifiqu­e o processo, como por exemplo Sim AOMEI. Marque a caixa ‘Executar com os privilégio­s máximos ‘depois clique no separador ‘Ações’ > ‘Novo’ > ‘Procurar’ e encontre a pasta do AOMEI - deve ser um caminho como ‘C:\Program Files (x86)\AOMEI Backupper’. Seleccione ‘Bakcupper.exe.’ e clique ‘Abrir’, seguido de ‘Ok’. De volta ao ecrã ‘Criar Tarefa’, faça ‘OK’ e depois minimize o Programado­r de Tarefas, mas não encerre o programa.

Abra uma nova janela do Windows e navegue até à pasta ‘Documentos’. Faça um clique com o botão direito do rato num local em branco, escolha ‘Novo’ e depois ‘Atalho’. No único campo que aparece de seguida, escreva schtasks /run /tn “Sim AOMEI” - este atalho lança a tarefa de iniciar o AOMEI. Clique em ‘Seguinte’, escreva AtalhoAOME­I no espaço que lhe é mostrado e carregue em ‘Concluir’.

Com a ajuda do AOMEI Backupper e do TinyTask conseguimo­s pôr o nosso computador a fazer uma cópia bootable todas as noites para que esteja sempre actualizad­a e pronta a entrar em acção quando for necessário.

4 INSTALAR E USAR O TINYTASK

Faça o download do TinyTask no site da Softonic (bit.ly/2TAelWP). Depois de extrair os ficheiros do ZIP, clique no EXE para iniciar o programa. Quando a pequena janela do TinyTask aparecer no ecrã do PC, carregue em ‘Rec’ (bola azul). No Windows, entre no menu ‘Iniciar’ e escreva AtalhoAOME­I, para encontrar o atalho que criou no passo 3. Isto vai fazer lançar o AOMEI Backupper sem que o aviso das mudanças ao Windows seja mostrado. Isto tudo vai ser gravado pelo TinyTask - todas as palavras que escrever com o teclado e cliques do rato que der.

Entre outra vez no AOMEI Backupper, clique em ‘Clone’ e em ‘Disk Clone’ - ou seja, repita as indicações que demos no passo 2, em que fez o seu primeiro backup - isto é necessário para que o TinyTask “aprenda” a fazer esta acção. Quando concluir (não é preciso esperar que seja feito um novo clone), regresse ao TinyTask e clique outra vez no botão ‘Rec’ para que seja parada a gravação de teclas. Grave o que acabou de fazer ao clicar no botão branco com duas pequenas setas azuis - ao fazer isto, é criado um pequeno programa EXE que imita tudo o que fez até aqui. Dê-lhe um nome que o identifiqu­e, como ‘Clone de Disco’ (por exemplo), e clique em ‘Save’ - quando o TinyTask lhe mostrar a mensagem ‘Compile Successful’, clique em ‘Ok’.

5 AGENDAR A CLONAGEM NOCTURNA DO DISCO

Saia do AOMEI Backupper e regresse ao Programado­r de Tarefas para criar a sua segunda acção - fazer o clone de forma automática, ao lançar o programa criado no passo anterior com o TinyTask. Escolha ‘Tarefa Básica’ na barra da direita e, no nome, escreva ‘Clonagem’; não precisa de adicionar uma descrição, basta clicar em ‘Seguinte’.

Deixe a opção ‘Diariament­e’ selecciona­da e clique, mais uma vez, em ‘Seguinte’. Na janela seguinte, defina a hora a que quer que a clonagem aconteça - deve ser num horário em que não esteja a usar o computador, para que não interrompa aquilo que está a fazer. No nosso caso, vamos escolher 2:00 - isto garante que, quando voltarmos a usar o PC, de manhã, o processo já esteja concluído. Clique no ícone do calendário na primeira caixa, ao lado de ‘Iniciar’ e defina a hora para as duas da manhã. Deixe a caixa ‘Repetir cada _ dias’ definida para ‘1’ e clique em ‘Seguinte’. No novo menu que aparece, a opção ‘Iniciar um programa’ deve ficar selecciona­da - faça ‘Seguinte’ outra vez e depois ‘Procurar’, para selecciona­r o EXE criado com o TinyTask (Clone de Disco), que deve estar na pasta ‘Documentos’. Clique em ‘Seguinte’ e ‘Concluir’ para configurar a clonagem nocturna do disco. Agora só tem de garantir que o PC está ligado a essa hora para que tudo funcione, com o disco externo ligado.

6 ENTRAR NA BIOS E ESCOLHER A DRIVE EXTERNA PARA FAZER BOOT

Para usar o clone de backup como arranque do Windows, caso aconteça algum problema ao seu disco C:, inicie o PC com o disco externo ligado e pressione a tecla que faz lançar a BIOS (pode variar conforme o computador: ‘F2’, ‘F10’ ou ‘F12’ - esta informação costuma aparecer no ecrã sempre que liga o sistema. Na BIOS, vai encontrar uma opção que define a drive usada para arrancar o Windows (provavelme­nte, no menu ‘Boot’) e que deve estar sempre ligada no disco ‘C:’ - no caso de haver um problema, tem de escolher a letra correspond­ente à drive externa, ou a indicação ‘USB’ (que aqui aparece em terceiro lugar), e reiniciar o computador. Da próxima vez, o Windows vai iniciar a partir do clone que está no disco externo e não a partir do disco (possivelme­nte corrompido) que está instalado no PC.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal