PC Guia

SONY E MICROSOFT CONFIRMAM ESPECIFICA­ÇÕES DA PS5 E DA XBOX SERIES X

- PEDRO TRÓIA

As duas fabricante­s decidiram dar a conhecer as caracterís­ticas das suas duas próximas consolas, a PS5 e a XBox Series X, na mesma semana. As caracterís­ticas técnicas de ambas são semelhante­s e há uma clara aposta em discos SSD para melhorar os tempos de carregamen­to dos jogos.

A XBox Series X terá um processado­r Zen 2 personaliz­ado com oito núcleos a 3,8 GHz (3,66 GHz SMT), uma GPU RDNA 2 de doze teraflops com 52 núcleos a 1,825 GHz e 16 GB de memória GDDR6. Já ao nível do armazename­nto interno, a próxima Xbox aposta num SSD com 1 TB. A ‘Xbox Velocity Architectu­re’, a nova arquitectu­ra criada especialme­nte para a XBox Series X, é composta por quatro componente­s: o SSD NVMe, um hardware de descompres­são dedicado, a nova API DirectStor­age e o sistema Sampler Feedback Streaming (SFS). Esta combinação, criada especialme­nte para esta consola, com a integração do software, permite o melhoramen­to do streaming de elementos dos jogos e multiplica­r a memória disponível.

Já a ‘Variable Refresh Rate (VRR)’ é uma nova funcionali­dade que foi acrescenta­da à norma HDMI 2.1 e permite que os ecrãs sejam actualizad­os tão depressa quanto a consola consegue renderizar imagens, eliminando assim quaisquer artefactos que possam aparecer e, assim, melhorar a suavidade das animações.

Por último, a placa de expansão de armazename­nto, desenvolvi­da em conjunto com a Seagate, tem 1 TB de capacidade-extra e oferece, em simultêneo o mesmo nível de desempenho do sistema interno da Xbox.

A QUINTA GERAÇÃO DA PS

Como a Xbox Series X, também a PlaySation 5 conta com um processado­r Zen 2 de oito núcleos da AMD, mas que funciona apenas a 3,5 GHz. A GPU é um RDNA 2, também desenvolvi­do pela AMD, com 36 núcleos a funcionar a uma velocidade de 2,23 GHz, que promete uma velocidade de processame­nto de 10,28 teraflops. Tanto o processado­r como a GPU têm velocidade­s de relógio variáveis.

Do lado da memória, a PS5 é igual à Xbox Series X: 16 GB de memória RAM GDDR 6. O armazename­nto estará a cargo de um SSD NVMe com 825 GB, desenvolvi­do de propósito para a PS5 que, segundo a Sony, pode ter uma taxa de transferên­cia de 5 Gbps - a Sony sabe que o “calcanhar de Aquiles” da PS4 são os tempos de loading dos jogos e é com um SSD que a empresa japonesa quer resolver o problema. Tal como a PS4, também a PS5 permite a utilização de drives USB, mas neste caso a ideia é utilizá-las para carregar jogos das consolas anteriores através de retrocompa­tibilidade. Como também acontece com a PS4, o utilizador poderá actualizar o disco SSD interno, mas terá de usar uma drive NVMe com a mesma velocidade da unidade original da Sony.

A PS5 e a XBox Series X devem chegar ao mercado até final de 2020.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal