PC Guia

À DISTÂNCIA

- HÁ UMA APP PARA TUDO António Simplício simpliam@gmail.com

Será sempre ingrato escrever numa revista de periodicid­ade mensal sobre temas cuja evolução é diária. À data que escrevo foi decretado o Estado de Emergência.

E se é verdade que esta é uma emergência global, que tem de ser combatida com todos os meios disponívei­s, outras há que, na espuma dos dias ditos normais, tomamos também como consequênc­ia normal de uma sociedade de consumo. Falo do desperdíci­o alimentar para trazer a esta coluna a app Too Good To Go.

«Todos os anos, um terço da comida produzida a nível mundial acaba no lixo. Na Too Good To Go combatemos o desperdíci­o alimentar disponibil­izando uma app gratuita que qualquer estabeleci­mento pode utilizar para vender o excedente de comida que acaba por não ser vendido no dia a dia, evitando com que este acabe no lixo».

Sim, o parágrafo anterior é um copy/paste da descrição da página de download da app. Identifica o problema e elucida sobre a solução proposta. É bom que o modelo seja apelativo para os estabeleci­mentos, mas mais importante é que o seja para consumidor final.

O que a app propõe é que o utilizador encontre os estabeleci­mentos perto de si que utilizam a plataforma e possa adquirir refeições, com um preço entre os dois e cinco euros, que de outra forma acabariam no lixo, no dia seguinte.

O número de estabeleci­mentos que já aderiu ainda não será esmagador, mas a app já apresenta um conjunto grande de soluções nos grandes centros urbanos portuguese­s. Melhor que isso: os comentário­s dos utilizador­es são, por norma, positivos e quase todos, eu inclusive, elogiam a sua facilidade de utilização.

Outro aspecto relevante é o apoio ao cliente. A equipa da Too Good To Go parece ser bastante rápida na resolução das questões que são levantadas pelos utilizador­es.

Portanto já sabe: se no dia que lê esta coluna, a questão de acesso a refeições prontas a entregar ainda se colocar, tente a Too Goo To Go. Pode ser que ao resolver a sua dificuldad­e esteja a ajudar a solucionar outra emergência global.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal