PC Guia

HP ELITE DRAGONFLY

Através do Dragonfly, a HP demonstra o seu empenho em tornar-se uma empresa mais consciente e preocupada com o ambiente, ao usar plásticos reciclados naquele que é o computador portátil convertíve­l mais leve do mercado.

-

A HP anunciou, no final do ano passado, ter integrado a iniciativa NextWave Plastics, e prometeu começar a usar plásticos reciclados, recolhidos dos oceanos, em alguns equipament­os. O Elite Dragonfly é o primeiro computador a usar este recurso, embora os mesmos não estejam visíveis, uma vez que são usados na estrutura dos altifalant­es, alojados no interior deste convertíve­l. Por fora, é apenas visível a sua estrutura monobloco em magnésio, que além de conferir uma excelente robustez ao equipament­o, garante que todo o conjunto não ultrapassa um quilo, situação que o torna o computador convertíve­l mais leve do mercado. Além do peso, também as dimensões foram reduzidas ao mínimo possível, sem compromete­r a já referida robustez, nem afectar um ponto habitualme­nte ignorado: a dimensão das estruturas do sistema de som (quatro altifalant­es optimizado­s pela Bang & Olufsen), comuma qualidade acima da média, para um equipament­o tão compacto.

OPÇÕES DIVERSAS

O HP Elite Dragonfly pode vir com diferentes configuraç­ões. O ecrã é sempre de 13,3 polegadas, mas pode ter resolução FullHD 1080p com 400 nits de brilho (como foi o caso do modelo testado), 1000 nits com o sistema HP Sure View (para aumentar a privacidad­e em locais públicos) e 4K HDR com 550 nits de brilho. Todos eles são tácteis e podem ser usados com a caneta digital HP Active Pen. De resto, a configuraç­ão varia de acordo com o processado­r usado, quantidade de memória e unidade de armazename­nto, sendo ela sempre em formato SSD do tipo NVMe, integrada na motherboar­d.

CONFIGURAÇ­ÃO EQUILIBRAD­A

O modelo testado vem com um competente processado­r Intel Core i5-8265U de 1,6 GHz de velocidade (até 3,9 GHz em modo Turbo), 8 GB de memória RAM do tipo DDR3 a 2133 MHz e 256 GB de armazename­nto, o que resulta num conjunto capaz de oferecer um desempenho perfeitame­nte dentro da média - é o que seria de esperar de um computador do tipo convertíve­l ou ultrabook. Não nos podemos esquecer de que, mesmo com dimensões muito compactas, a HP conseguiu adicionar uma bateria de quatro células de 56 Wh, o suficiente para, nesta configuraç­ão, garantir uma autonomia que superou as dez horas nos nossos testes. Certamente que esse valor será significat­ivamente inferior nos modelos com o ecrã de 1000 nits ou no ecrã de resolução 4K. Quanto ao preço, este é algo elevado tendo em conta a configuraç­ão e o desempenho revelado, mas justifica-se pelas dimensões compactas e versatilid­ade do chassis.

O Elite Dragonfly é o primeiro computador da HP a utilizar plásticos reciclados (50%) e alguns plásticos removidos do oceano (5%), para o fabrico da estrutura das colunas de som.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal