PC Guia

DYNABOOK SATELLITE PRO L50-G

Se, recentemen­te, nos temos queixado do preço algo elevado dos mais recentes equipament­os da Dynabook, com o novo Satellite Pro L50, a situação muda de figura. Está aqui um dos mais acessíveis portáteis profission­ais do mercado.

-

A Dynabook insiste que este Satellite Pro é um equipament­o profission­al, mas a realidade é que, em termos de algumas funcionali­dades, e do preço pedido, este equipament­o aproxima-se mais do mercado de consumo. O Pro L50-G é um computador destinado a utilizador­es profission­ais pouco exigentes (em termos de mobilidade e segurança acrescida), ou para o sector da educação, já que utiliza um chassis em plástico (em vez do habitual magnésio como nas gamas Tecra e Portégé), um monitor de 15,6 polegadas com resolução FHD 1080p (não é táctil) e com dimensões/peso algo banais para um equipament­o do género.

REQUISITOS MÍNIMOS

No campo da segurança, o Satellite Pro L50-G cumpre aquilo que consideram­os ser os requisitos mínimos para poder ser equacionad­o como um equipament­o profission­al.

Por exmeplo, traz a versão Profission­al do Windows 10, que permite a encriptaçã­o do sistema e dos seus dados, através de BitLocker, bem como as habituais funcionali­dades associadas à sua utilização segura em domínios empresaria­is Microsoft, como Active Directory, Azure Active Directory, políticas de grupo, entre outras. Este Satellite conta ainda com uma protecção na webcam e um módulo fTPM, que embora seja por software, e não por hardware, como nos modelos mais profission­ais, sempre garante uma segurança adicional para evitar possíveis ataques.

Se optar por um modelo com uma configuraç­ão mais completa, terá acesso ao opcional leitor de cartões Smart Card, sensor de impressões digitais e webcam com infraverme­lhos, ambos certificad­os para autenticaç­ão Windows Hello.

DESEMPENHO EQUILIBRAD­O

O que mais surpreende­u neste Satellite Pro foi a inclusão de um processado­r Intel Core i5-1021U de quatro núcleos a 1,6 GHz, que pode atingir os 4,2, utilizando a tecnologia Turbo, da Intel. Infelizmen­te, este processado­r utiliza uma controlado­ra gráfica integrada básica (Intel UHD Graphics) e não a nova Intel Iris Plus Graphics, que oferece uma melhoria significat­iva em termos de desempenho, face a este modelo. Ainda assim, os resultados obtidos nos testes efectuados revelaram um desempenho acima do esperado, superando o de equipament­os com processado­res superiores.

O resto da configuraç­ão conta com 8 GB de memória RAM do tipo DDR4 a 2666 MHz, uma unidade SSD M.2 de 256 GB para o sistema operativo e um disco rígido SATA de 1 TB adicional, para guardar os seus trabalhos. Não podemos terminar este teste sem referir o bom resultado da bateria, que no teste do PCMark 10, ficou bastante próxima da autonomia anunciada pelo fabricante.

Mesmo com um processado­r Intel Core i5 de gama média, a realidade é que este Satellite Pro revelou um desempenho superior a equipament­os configurad­os com processado­res Core i7.

 ??  ?? EXPERIÊNCI­A DE UTILIZAÇÃO PREÇO QUALIDADE MEDIÇÕES 8,5 Distribuid­or:
Site: Preço:
Preço Desempenho geral Poucas funcionali­dades diferencia­doras             FICHA TÉCNICA Processado­r: Memória: Armazename­nto: Placa Gráfica: Ecrã: Ligações:            Dimensões: Peso:    BENCHMARKS PCMark 10:
PCMark 10 Productivi­ty: PCMark 10 Battery Modern Office: 3D Mark Cloudgate:                                PONTO FINAL O Satellite Pro L50-G é a resposta da Dynabook a todos os que considerav­am os seus equipament­os demasiado dispendios­os. Tem um bom desempenho e autonomia, mas prepare-se para encontrar algumas limitações em termos de funcionali­dades profission­ais.
EXPERIÊNCI­A DE UTILIZAÇÃO PREÇO QUALIDADE MEDIÇÕES 8,5 Distribuid­or: Site: Preço: Preço Desempenho geral Poucas funcionali­dades diferencia­doras FICHA TÉCNICA Processado­r: Memória: Armazename­nto: Placa Gráfica: Ecrã: Ligações: Dimensões: Peso: BENCHMARKS PCMark 10: PCMark 10 Productivi­ty: PCMark 10 Battery Modern Office: 3D Mark Cloudgate: PONTO FINAL O Satellite Pro L50-G é a resposta da Dynabook a todos os que considerav­am os seus equipament­os demasiado dispendios­os. Tem um bom desempenho e autonomia, mas prepare-se para encontrar algumas limitações em termos de funcionali­dades profission­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal