PC Guia

ESCOBAR INC. FOLD 2

Pode um Samsung Galaxy Fold custar apenas quinhentos euros? Pode, através de um esquema criado pelo irmão de Pablo Escobar para roubar dinheiro a utilizador­es que ainda acreditam na Fada dos Dentes…

-

Agora a sério: acreditar que alguém lhe irá vender um Galaxy Fold por 549 dólares é tão absurdo como acreditar que as personagen­s da Disney são verdadeira­s, tal como o Pai Natal, a Fada dos Dentes e que o coelho da Páscoa põe ovos… está a entender onde quero chegar, certo?

É um esquema, tão simples quanto isso. Mas, comecemos pelo início. A empresa Escobar Inc. foi criada pelo irmão de Pablo Escobar (Roberto Escobar), ambos imortaliza­dos em inúmeros livros, filmes e séries, como Narcos da Netflix, por terem pertencido à organizaçã­o de droga mais famosa do Mundo, o cartel de Medellin. Ignorando a fase inicial da “empresa”, que serviu de fachada para lavagem de dinheiro dos negócios de droga da família Escobar, esta voltaria a ser “ressuscita­da” para processar a Netflix por uso indevido de direitos de imagem de membros da família na série Narcos. Além disso, também serviu para apoiar a candidatur­a de Donald Trump através das redes sociais, e para processar Elon Musk e a Boring Company, por esta última ter imitado o seu protótipo de lança chamas equipado com uma botija de gás propano. Porém, esta “empresa” só se to tornaria

bverdadeir­amente conhecida após o lançamento do “seu” primeiro smartphone, no final de 2019, o Escobar Fold 1. Este equipament­o era, basicament­e, um Royole Flexpai, personaliz­ado com alguns autocolant­es. Não existe registo de alguém ter chegado a receber o equipament­o, depois de o ter comprado. Dois meses mais tarde, já em 2020, foi lançado o Escobar Fold 2, o equipament­o que aqui temos para teste e que foi cedido pelo nosso amigo Nuno Agonia (youtube.com/nunoagonia), o mais popular youtuber nacional de tecnologia, que recebeu este equipament­o para análise, tal como aconteceu a outros youtubers de grande dimensão internacio­nal - todos eles descobrira­m que este negócio é um esquema. Imagine o seguinte: uma empresa envia equipament­os para para cinco influencia­dores que custam, na realidade, dois mil euros (total de dez mil euros), para que estes, ao publicar os seus vídeos, consigam convencer alguns utilizador­es a adquirir o equipament­o. Suponha que cinco mil pessoas decidem tentar a sorte e comprar este equipament­o, a quinhentos euros. É um lucro absoluto de dois milhões e meio de euros, já que nenhuma dessas pessoas o irá receber. Se ainda não está convencido, basta dizer que, para encomendar o Escobar Fold 2, apenas vai poder pagar por transferên­cia bancária ou com criptomoed­as, ou seja, não existe qualquer controlo bancário ou de segurança.

ESCOBAR FOLD É UMUM… GALAXY FOLD

Mas o que é o Escobar Fold 2, na realidade? Nem mais, nem menos que um Samsung Galaxy Fold com uma película autocolant­e dourada no painel tr traseiro, uma fita autocolant­e do me mesmo género no rebordo exterior da dobrad dobradiça e um wallpaper com o famoso retrato de Pablo Escobar, quando foi preso em 19 1977. A caixa não é a original, é uma preta em e cartão, com duas placas metálicas, onde o apenas vem o equipament­o e o cabo USB-C. U O equipament­o funciona mesmo: tem t de um ecrã externo de

4,6 polegadas, pole um interno dobrável de 7,3 polegadas pol e o sistema de câmaras com composto por três sensores externos, um frontal de 10 MP e dois internos - tal eq e qual como o smartphone da Samsung. Op O processado­r é exactament­e o mesmo que o do equipament­o “original”, o Qualcomm Snapdragon 855, a que se juntam 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazename­nto. Os testes que fizemos (incluindo o de autonomia) mostraram resultados semelhante­s aos do Galaxy Fold, o que só vem comprovar que se trata do mesmo equipament­o.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal