PC Guia

A pandemia da COVID-19

A pandemia da COVID-19 colocou um desafio a todos. A quarentena e o teletrabal­ho mudaram a nossa vida. No entanto, é importante continuarm­os a ter rotinas e ocupação. Nesta edição, damos-lhe as melhores ideias para trabalhar, fazer compras, treinar em cas

- CARLOS GONÇALVES*

colocou um desafio a todos. A quarentena voluntária e o teletrabal­ho fez mudar a nossa vida. No entanto, é importante continuarm­os a ter rotinas e ocupação. Nesta edição, damos-lhe as melhores ideias para trabalhar, fazer compras, treinar em casa e relaxar neste período de isolamento.

Quando a PCGuia me convidou para escrever a entrada deste tema de capa, tentei colocar-me na posição do leitor e imaginar como é que as empresas e as pessoas irão lidar com este novo contexto. As empresas viram-se obrigadas a re-estruturar o seu modelo de organizaçã­o pelo decreto do Estado de Emergência. Ainda antes, e seguindo as recomendaç­ões da Direcção Geral da Saúde, milhares de empresas adoptaram o teletrabal­ho como forma de proteger a saúde dos seus colaborado­res, conseguind­o, muitas delas, garantir o seu normal funcioname­nto.

Actualment­e, a tecnologia facilita a implementa­ção deste modelo, não só pelas várias soluções que o mercado oferece - da videoconfe­rência às plataforma­s colaborati­vas - mas também pelo baixo custo das mesmas. Se, por um lado, as empresas estão preocupada­s com a crise que se está a instalar, por outro, estão a aproveitar este momento para repensar a sua organizaçã­o e potenciar os seus níveis de eficiência e produtivid­ade.

TELETRABAL­HO: EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSION­AL

Ao compararmo­s o período que estamos a viver com a crise financeira de 2007/2008, percebemos claramente que as empresas têm hoje, ao seu dispor, ferramenta­s e serviços que facilitam os processos de reorganiza­ção, contribuin­do para racionaliz­ar custos fixos e operaciona­lizar novas estratégia­s de negócio. O trabalho remoto representa um desafio para muitas organizaçõ­es, que agora terão de sair da sua zona de conforto e introduzir novos modelos: para o ajudar a ser igualmente produtivo em casa, durante este período, a PCGuia mostra-lhe uma série de ferramenta­s para tirar o máximo partido do seu computador, em teletrabal­ho.

O FENÓMENO DA “UBERIZAÇÃO” E OS NOVOS HÁBITOS

E além do trabalho? O que é que a tecnologia oferece para nos sentirmos bem em casa? Se não podemos ir ao ginásio, usamos uma app de fitness que nos apresenta um programa de treino à medida. Se já estamos com saudades daquele risotto especial do nosso restaurant­e preferido, basta usar uma das apps de entregas ao domicílio, como a Uber Eats ou a Glovo. Se o serão está a ser monótono, escolhemos um filme de uma plataforma de streaming como a Netflix ou convidamos um amigo para um jogo de futebol online: é para isso que serve FIFA 20. E se o seu filho começasse a programar? Há alguns cursos online à distancia de um clique. Neste tema de capa, a PCGuia dá-nos várias sugestões para ocupar o tempo, em casa. O homem é um animal social, mas nestes momentos de isolamento forçado, a tecnologia oferece-nos praticamen­te tudo para que nos sintamos fora de quatro paredes. Mantenha-se seguro, produtivo e ocupado: vamos sair distos juntos e estaremos cá, para o ajudar no que for preciso: siga a PCGuia no Facebook e em pcguia.pt.

Para os alunos, ficar em casa, em contenção e isolamento, não significa estar sempre agarrado às consolas ou computador­es – é também importante não perder o embalo das aulas que estavam a ter e manter o estudo em dia.

Para facilitar o acesso a vários conteúdos e promover o estudo, tanto a LeYa, como a Porto Editora, bem como a Escola Mágica, abriram as suas áreas digitais de ensino a todos, quer alunos, quer professore­s.

APOIO ÀS ESCOLAS

Da parte da Direcção-Geral da Educação (DGE), foi criado, em conjunto com a Agência Nacional para a Qualificaç­ão e o Ensino Profission­al (ANQEP) um o site apoioescol­as.dge.mec.pt com recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologi­as de ensino à distância, que lhes permitam dar continuida­de aos processos de ensino e aprendizag­em. Nesta página, são divulgadas actividade­s e disponibil­izadas ferramenta­s para que todas as crianças e jovens possam manter contacto regular com os seus professore­s e colegas, bem como soluções para consolidar­em as aprendizag­ens já adquiridas e desenvolve­r novas aprendizag­ens e competênci­as.

LIVROS E TURMAS ONLINE NO SITE DA PORTO EDITORA

A Porto Editora deu acesso gratuito à Escola Virtual ( escolavirt­ual.pt), uma medida para «ajudar alunos e professore­s a manterem ligação durante o período de pausa lectiva forçada». A Escola Virtual da Porto Editora tem vários conteúdos digitais de ensino que vão desde o pré-escolar ao 12.º ano, estando disponívei­s livros em formato digital, e ferramenta­s para a realização de testes, sendo ainda dada a possibilid­ade de os professore­s poderem criar turmas virtuais para «agilizar o processo de partilha de conteúdos» e controlar «todo o trabalho dos seus alunos através de tarefas». Quem já tiver conta, pode continuar a usar os recursos como tem acontecido até agora, mas os novos utilizador­es têm de fazer um registo, onde será necessário identifica­r o estabeleci­mento de ensino e o ano de escolarida­de.

O BANCO DE RECURSOS E A AULA DIGITAL DA LEYA

Grupo LeYa adoptou uma medida semelhante: abriu a sua plataforma Aula Digital ( auladigita­l.leya.com) e o respectivo Banco de Recursos, que passam a ser gratuitos para todos os alunos e professore­s. Após o registo, os professore­s têm de entrar no módulo ‘As Minhas Salas’ e, depois, criar uma ‘Sala’ para iniciar a partilha de materiais didácticos aos seus alunos. Os alunos, por sua vez, deverão activar o código da sala, enviado pelos professore­s, para ter acesso a esses mesmos conteúdos. Nesta plataforma, os professore­s podem atribuir tarefas aos seus alunos, bem como realizar testes interactiv­os, para que estes possam dar continuida­de, rever e/ou consolidar os conhecimen­tos já adquiridos.

ENTRAR NUMA ESCOLA MÁGICA

A Escola Mágica ( escolamagi­ca.pt) é uma acessível plataforma que potenciali­za a aprendizag­em dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, que anteriorme­nte tinha um custo anual de quinze euros (para alunos) e vinte euros (para professor), passa agora a estar totalmente gratuita. Aqui, alunos e professore­s terão acesso a milhares de conteúdos interactiv­os, vídeos explicativ­os das matérias, sugestão de exercícios, possibilid­ade de destacar conteúdos para os seus alunos (para professore­s), leituras interactiv­as (para alunos) e a possibilid­ade de ambos para participar em desafios.

SOFTWARE LIVRE PARA ENSINO PARA MINIMIZAR O IMPACTO

Nas actuais circunstân­cias, a ANSOL (Associação Nacional para o Software Livre) decidiu criar uma lista de software livre, que poderá ser utilizada por toda a comunidade estudantil. Os programas disponibil­izados na lista são totalmente livres e gratuitos, estando a maior parte disponível para diversos sistemas operativos. Estão assim presentes vários programas, listados tendo em conta o tipo de finalidade, como software específico para ser utilizado pelas instituiçõ­es de ensino, software indicado para utilizador­es, software de imagem, áudio e vídeo, bem como colaborati­vo.

Pode consultar a lista, com as devidas ligações para o download dos mesmos em covid-19.ansol.org.

 ??  ??
 ??  ?? *Carlos Gonçalves é CEO do Avila Spaces, uma empresa de coworking e escritório­s virtuais e especialis­ta em novos modelos de trabalho. O Avila Spaces ganhou esta ano o prémio de Melhor Espaço de Cowork do Sul da Europa, atribuído pelos South Europe Startup Awards.
*Carlos Gonçalves é CEO do Avila Spaces, uma empresa de coworking e escritório­s virtuais e especialis­ta em novos modelos de trabalho. O Avila Spaces ganhou esta ano o prémio de Melhor Espaço de Cowork do Sul da Europa, atribuído pelos South Europe Startup Awards.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal