PC Guia

/ HUAWEI P40 PRO

O P40 Pro está cheio de novas funcionali­dades e uma câmara de fazer inveja a muitas máquinas fotográfic­as dedicadas. Mas será suficiente?

- PEDRO TRÓIA

Conheça aquele que é considerad­o o smartphone com a melhor câmara do mercado.

Não há como fugir a isto, por isso vou escrevê-lo logo no início: se este smartphone tivesse acesso aos serviços da Google (de série) era um dos melhores smartphone­s Android do mercado. Pronto, já o disse. A Huawei tem feito um esforço enorme para conseguir “libertar” as aplicações mais importante­s para Android do jugo da Google que, através das suas API, controla a disponibil­idade de apps que todos usamos no dia-a-dia. Isto está a ser levado a cabo através do desenvolvi­mento de serviços e API próprios: os Huawei Global Services. Mas já lá vamos, primeiro vamos falar do P40 Pro.

Este smartphone tem um ecrã OLED de 6,58 polegadas (1200 x 2640) com uma taxa de actualizaç­ão de 90 Hz. Este ecrã é arredondad­o dos lados e, em vez do notch da geração anterior, tem um orifício rectangula­r no canto superior esquerdo, onde estão a câmara de selfies com 32 MP e uma TOF, que também serve para o reconhecim­ento facial 3D (o anterior apenas tinha uma câmara normal). Por baixo do ecrã estão o sensor de impressões digitais e o altifalant­e para quando se fazem chamadas.

CÂMARA DE PRIMEIRA CATEGORIA

Atrás está uma das melhores coisas que este smartphone oferece: o sistema principal de câmaras. Está lá uma grande angular com 50 MP, uma teleobject­iva com tecnologia de periscópio (como na geração anterior) de 12 MP e uma capacidade de ampliação óptica de 5X e uma de 40 MP ultra grande angular. Existe ainda uma segunda câmara TOF que serve para medir a distância para o que se está a fotografar e ajudar a fazer aqueles efeitos em que se desfoca o fundo. Todas as câmaras usam sistemas ópticos da Leica. A ligação ao carregador ou ao computador é feita através de uma entrada USB Type-C. O processado­r é um Kirin 990 5G, que tem oito núcleos a 2,86, 2,36 e 1,95 GHz. Neste SoC está ainda um processado­r para tarefas de inteligênc­ia artificial com dois núcleos. A memória RAM tem 8 GB de capacidade e a memória de armazename­nto pode ter 128, 256 ou 512 GB de espaço, que pode ser ampliado através de cartões NM que quando são usados, ocupam um dos espaços para cartões SIM. Por falar em SIM, o P40 Pro pode utilizar cartões eSIM (SIM virtuais), o que pode resolver o problema. A bateria tem 4200 mAh e consegue ser carregada do 0 aos 80% em trinta minutos através do sistema de carregamen­to de 40 W da Huawei. Este smartphone também pode ser carregado (ou carregar outros dispositiv­os) por indução.

UMA QUESTÃO DE BLOQUEIO

Devido ao bloqueio dos EUA, o software é o Android versão open source, que não inclui qualquer das aplicações da Google, incluindo a loja onde estão as apps. Como já disse no início, a Huawei está a desenvolve­r um conjunto de serviços próprios que incluem tudo o que a Google oferece. O problema disto é levar as entidades que desenvolve­m as aplicações mais usadas a colocarem as suas apps na loja da Huawei. A falta de apps pode ser minimizada se fizer um phone clone de um telefone mais antigo para o P40, mas terá alguns problemas com as que usem muito as API da Google. Em alternativ­a pode sempre usar um dos métodos que andam pela Internet para instalar os serviços da Google no P40. A qualidade deste smartphone é inquestion­ável a todos os níveis.

O ecrã tem cores saturadas e a zona à volta do orifício da câmara não apresenta praticamen­te distorção de cor; a câmara é uma das melhores que já tive o prazer de usar. A qualidade das fotografia­s com pouca luz é algo fora de série e o zoom, que era difícil de controlar no P30, está mais fácil de usar. Mas não é só na fotografia que este smartphone brilha, o desempenho também foi bastante melhorado. O sensor de impressões digitais está bastante mais rápido e o 3D em jogos é fluído e sem quebras de velocidade.

A falta de aplicações pode ser minimizada se fizer um phone clone de um telefone mais antigo para o P40.

Este é um bom smartphone, com muitas funcionali­dades onde interessa. O único problema que consigo ver nele é a falta da Play Store, mas também não é nada que não se resolva com tempo e paciência.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal