PC Guia

Sony FE 20mm f/1.8 G

- GUSTAVO DIAS

Com a nova FE 20mm f/1.8 G, a Sony acaba de lançar uma objectiva ultra grande angular, para sensores Full-Frame, extremamen­te rápida, compacta e relativame­nte acessível. É certo que a Sony já tinha no seu vasto catálogo de objectivas a FE 24mm f/1.4 GM, mas esta é quinhentos euros mais cara e, embora tenha uma abertura maior, é significat­ivamente mais pesada e a diferença na amplitude focal pode ser significat­iva, dependendo das ocasiões. Uma das situações onde nota essa vantagem é na gravação de vídeo em formato vlog (tipo selfie), já que os 20 mm e a curta distância mínima de focagem de 19 cm, permite captar não só a sua cara, como de amigos e o espaço à sua volta.

Mesmo não sendo um modelo da gama G Master, esta objectiva tem uma excelente qualidade de construção, com alguma resistênci­a a poeiras e humidade. O elemento frontal tem um revestimen­to de flúor, que ajuda a repelir água, óleo e outros contaminan­tes, facilitand­o ao mesmo tempo a sua limpeza. O corpo da objectiva conta ainda com um botão de focagem personaliz­ável (por defeito, serve para fixação de focagem), um anel de focagem manual linear, um de abertura e um botão para desactivar o feedback táctil (através de clicks), bem como outro de comutação entre focagem manual e automática.

Em termos ópticos, esta lente de 20 mm conta com doze grupos de catorze elementos ópticos, sendo um do tipo asférico avançado, e dois de dispersão extra-baixa. O sistema de abertura tem nove lâminas curvas, que garantem um bokeh (fundo desfocado) natural, e o sistema de focagem automático recorre a dois motores lineares XD, que permitem uma focagem rápida e precisa, sendo igualmente silenciosa e praticamen­te sem vibração, dois pontos fundamenta­is para vídeo.

Se no vídeo, conforme já foi dito, esta 20 mm é brilhante, no que toca à fotografia o resultado não é muito diferente, especialme­nte em fotografia­s de paisagem, graças à elevada amplitude focal disponibil­izada com pouca distorção da imagem (efeito barril), e poucas aberrações cromáticas, algo que é facilmente reduzido se usar uma abertura f/2.8, ou eliminado completame­nte usando uma abertura f/4.0.

Se acha os 20 mm pouco para certas ocasiões, poderá sempre dar uso ao modo APC-S, que faz um recorte da imagem, transforma­ndo esta objectiva numa 30 mm, mantendo ainda assim uma resolução perfeitame­nte aceitável, como 10,2 MP se usar uma A7 III, ou 18 MP numa A7R III, como a que utilizámos. A Sony FE 20mm f/1.8 G só peca por o preço não ficar abaixo dos mil euros, valor esse que seria mais justo, se tivermos em conta o preço de modelos rivais.

PONTO FINAL

A nova FE 20 mm da Sony revelou ser perfeita para adeptos de vlogging, graças à amplitude grande-angular sem distorção, e elevada velocidade e precisão de focagem. Porém, deveria ser ligeiramen­te mais acessível para ser considerad­a como uma objectiva fundamenta­l para qualquer utilizador Sony.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal