PC Guia

Asus VivoBook S15 Huawei P40 Pro Samsung Galaxy Z Flip Huawei P30 Lite New Edition Samsung Galaxy A71 Corsair A500 Sony FE 20mm f/1.8 G

Conheça o renovadoo VivoBook S15, equipado com a tecnologia ScreenPad, uma espécie pécie de duplo ecrã no touchpad. uchpad.

- GUSTAVO DIAS

A Asus tem sido pioneira no desenvol-desenvolvi­mento de soluções de duploduplo ecrã para os seus computador­es portáteis,rtáteis, tendo começado originalme­nte com a gama ZenBook e a tecnologia ScreenPad,nPad que consiste na transforma­ção do seu touchpad num segundo ecrã.

Mais tarde seriam lançados os ZenBook Duo e ZenBook Duo Pro, com um segundo ecrã distinto, colocado junto ao ecrã principal, como solução para melhorar a produtivid­ade. Mas isso não significa que a tecnologia ScreenPad cairia em desuso, tendo a mesma sido adoptada pela gama VivoBook S15, para democratiz­ar esta tecnologia em equipament­os mais acessíveis.

SCREENPAD 2.0

A tecnologia ScreenPad 2.0 não é, na realidade, um duplo ecrã como acontece com as gamas ZenBook Duo, já que não se trata de um ecrã que pode ser simplesmen­te utilizado como extensão do principal, até porque isso nem faria sentido, tendo em conta a sua localizaçã­o. Trata-se de uma tecnologia que tenta transforma­r o touchpad num ecrã de atalhos para as suas aplicações mais usadas, para navegar entre aplicações ou, simplesmen­te, para reproduzir aplicações em segundo plano, como o Spotify, enquanto usa o ecrã principal do VivoBook para trabalhar. Pode ainda dar uso às 5,65 polegadas de ecrã táctil para escrever com os dedos, utilizá-lo como teclado numérico (embora exista um no teclado do computador), criar macros e atalhos das suas aplicações. As funcionali­dades são inúmeras, mas se preferir utilizar o touchpad de forma tradiciona­ltradicion­al, poder simplesmen­te desligar/ ligar o ScreenPad utilizando a tecla ‘F6’.

CONFIGURAÇ­ÃO EQUILIBRAD­A

Com este novo VivoBook S15, a Asus quis melhorar a percepção de qualidade, ao dotar o mesmo de um chassis com elementos em alumínio, conferindo assim uma maior robustez, e um toque mais premium.

Isto combina na perfeição com a configuraç­ão escolhida, idêntica à utilizada no ZenBook Duo, onde encontrámo­s um processado­r Intel Core i7-10510U de

10.ª geração, 16 GB de memória RAM, uma unidade SSD NVMe com 1 TB e uma controlado­ra gráfica Nvidia GeForce MX250. Em contrapart­ida, para compensar os ganhos em termos de qualidade de construção e de configuraç­ão usada, a Asus optou por usar um ecrã com a designação ‘IPS Level’, ou seja, não é um ecrã do tipo IPS, embora ofereça bons ângulos de visualizaç­ão, à semelhança dos mesmos. Infelizmen­te, o mesmo não pode ser dito da reprodução das cores: se trabalha com imagem, deverá optar por outro equipament­o. Ainda assim, o resultado global é bastante positivo, especialme­nte no campo do desempenho, onde apenas a bateria teve resultados inferiores ao esperado: o grande culpado é o ScreenPad. Se o desactivar, verá um aumento de duas horas na autonomia.

Embora prático e versátil, em viagem recomendam­os que o ScreenPad seja desligado, para poupar a bateria deste VivoBook S15.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal