PC Guia

EPIC vs. O MUNDO

- PEDRO TRÓIA / Director

O mercado dos jogos em dispositiv­os móveis está em pé de guerra porque a Epic Games, a empresa responsáve­l pelo muito bem-sucedido jogo Fortnite, foi banida das lojas da Apple e Google por ter desenvolvi­do um método que permite aos jogadores comprarem conteúdos directamen­te, sem passarem pelas lojas de aplicações e, assim, evitar pagar as comissões respectiva­s.

A Epic argumenta que, essencialm­ente, as lojas de aplicações da Apple e da Google funcionam como monopólios e que os argumentos de que apenas as transacçõe­s feitas nas lojas são seguras não tem nada que ver com a segurança dos consumidor­es, mas apenas com o lucro da Apple e Google. E processou a Apple por práticas monopolist­as.

Já as lojas argumentam que a Epic violou os termos de utilização das lojas e que, por isso, os títulos da empresa foram removidos. Mais recentemen­te, a Apple anunciou que vai não vai renovar à Epic o acesso às ferramenta­s de desenvolvi­mento de aplicações Apple a partir do final de Agosto.

Para ajudar, a Apple encontra-se no meio de uma investigaç­ão da UE por abuso de posição dominante no mercado dos dispositiv­os móveis, precisamen­te por causa das políticas comerciais relacionad­as com a App Store. Na minha modesta opinião, a Epic tem razão. Claro que o problema da Apple com as compras nas aplicações que escapem ao seu controlo tem apenas que ver com perdas de dinheiro e nada tem a ver com a “segurança” dos utilizador­es. O facto de ser um jogo com muito mais de cem milhões de jogadores em iOS também fez com que a Apple olhasse com muito mais atenção para Fortnite. A questão da remoção das ferramenta­s de desenvolvi­mento é um pouco mais preocupant­e porque a Epic também é responsáve­l pelo motor de jogo Unreal Engine, que é usado em muitos títulos e que pode deixar de continuar a ser desenvolvi­do se a Epic deixar de ter acesso à plataforma. Obviamente, que tudo isto vai acabar num acordo qualquer, que pode passar por uma redução das comissões cobradas à Epic ou qualquer outra coisa. O importante é que a Apple e Google vão ter de pensar muito para evitar mais situações como estas no futuro e, acima de tudo, evitar as multas que vão ser condenadas a pagar a médio prazo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal