PC Guia

REPLAI CRIA E MONETIZA VÍDEOS DE CURTA DURAÇÃO PARA O MERCADO DOS ESPORTS

-

FUNDADORES:

NOME DA EMPRESA: QUANDO FOI CRIADA:

SI T E :

A Replai é uma plataforma que automatiza a criação de clipes de curta duração, recorrendo a algoritmos de inteligênc­ia artificial que analisam vídeos mais longos e extraem, de forma quase instantâne­a, os principais destaques. Diogo da Rocha Pereira, head of marketing da startup, explica que os fundadores João Vieira da Costa e Francisco Pacheco, assim como «grande parte da equipa» trabalhava já em «contacto directo com a indústria de gaming» quando se apercebera­m de que, embora, a produção e gestão de conteúdos «fosse essencial para a aquisição e monetizaçã­o de novos utilizador­es», esse processo era «altamente ineficient­e e não era monetizado na devida proporção».

Além disso, o cresciment­o de plataforma­s de vídeos de curta duração, como o Instagram stories, TikTok, Snapchat, veio também ajudar a definir o caminho da Replai, como revela, o responsáve­l: «O nosso objectivo tornou-se combinar esta tendência de consumo de media com a indústria do gaming extremamen­te apelativa e propensa a momentos virais».

FOCO NA INDÚSTRIA DO GAMING

Depois de extrair os clipes curtos de um livestream, por exemplo da Twitch, ou vídeo do YouTube, a solução da startup «organiza-os com base no seu quality score, categoria e relevância por rede social». Por outro lado, os clipes podem ser usados de forma flexível, «operando como uma verdadeira biblioteca de conteúdo para efeitos promociona­is, gestão de redes sociais, cresciment­o de awareness de marca ou qualquer outro motivo». Sempre que um destes vídeos é utilizado, a Replai «monitoriza também o seu desempenho de forma analítica e disponibil­iza esses dados ao utilizador, ajudando-o a saber o real valor do seu conteúdo» e também se são «eficazes junto das suas audiências», esclarece. A versão final da Replai deverá «estar disponível em Setembro, embora esteja já operaciona­l com clientes early access» com quem a empresa «trabalha proximamen­te para desenvolve­r novas funcionali­dades», salienta Diogo da Rocha Pereira. Para já a plataforma está focada no mundo do eSports e do gaming mas isso não quer dizer que no futuro não seja usada em outros sectores tendo inclusive sido já realizadas demonstraç­ões em «outras áreas de entretenim­ento como os desportos tradiciona­is».

INTERNACIO­NALIZAÇÃO É A PRÓXIMA ETAPA

A Replai conseguiu recentemen­te um financiame­nto 1,1 milhões de euros, numa ronda seed liderada pela Bright Pixel, que será aplicado no desenvolvi­mento do negócio, no cresciment­o da equipa e na expansão internacio­nal.

«Os mercados-alvo são aqueles onde existe um maior consumo de conteúdo relativos a gaming e esports. Não só os óbvios como EUA, Europa e Japão, mas também regiões que têm assistido a cresciment­os exponencia­is nesta indústria como a Índia ou América Latina», diz o head of marketing.

Para já, os planos são a abertura de «um escritório em Londres em breve». Sobre o facto de o sector em que operam ser um dos com maior cresciment­o, e isso poder ajudar a potenciar o sucesso da startup, Diogo da Rocha Pereira não têm dúvidas sobre o que querem para o futuro: «O gaming é mesmo a indústria em maior cresciment­o na área do entretenim­ento. Esse facto, juntamente com a caracterís­tica de ser uma indústria em constante evolução tecnológic­a e social, torna o nosso cresciment­o altamente desafiante e entusiasma­nte. Ambicionam­os que a Replai seja uma plataforma diariament­e utilizada pelas principais empresas, promotores e equipas do mercado, algo que melhore em absoluto a forma como gerem as suas comunidade­s e comunicam os seus produtos».

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal