PC Guia

CRIAR UMA BASE DE DADOS DE PENS USB

É daquelas pessoas que tem dezenas de pens USB, cheias de ficheiros que depois não consegue encontrar? Pois, para isso tem de estar sempre a experiment­ar cada uma delas para encontrar aquilo de que anda à procura. Agora isso vai deixar de acontecer.

-

A ideia deste guia é ajudar a criar uma base de dados/ inventário no LibreOffic­e de todas as suas pen USB e dos respectivo­s ficheiros. Isto vai evitar que tenha sempre de as andar a pôr e a retirar, sempre que quiser encontrar um ficheiro. Desta forma, fica com um documento em forma de folha de cálculo com todas as informaçõe­s sobre cada uma das suas pens, que pode usar para pesquisar sempre que quiser.

Junte todas as pens USB que quer inventaria­r e insira uma delas no computador. Abra o Explorador de Ficheiros e veja que letra é que o Windows lhe atribuiu (no nosso caso foi a D:) - tome nota disto para usar no Passo 2. Agora, abra a Linha de comandos como administra­dor: clique no menu ‘Iniciar’ e comece a escrever cmd. Depois, clique com o botão do lado direito em cima do resultado ‘Linha de Comandos’ e escolha ‘Executar como administra­dor’. Carregue em ‘Sim’ na janela de confirmaçã­o que aparece e que lhe pergunta se quer que o Windows Command Processor faça alterações ao seu computador.

1

Na Linha de Comandos do Windows, escreva dir d:\ /s |clip (a letra foi a que o Windows nos deu no Passo 1 e lhe pedimos que apontasse). A parte ‘dir d:\’ dá ordem à Linha de Comandos para procurar ficheiros na pen USB, enquanto a ‘/s’ dá autorizaçã­o para procurar também nas subpastas. A parte final ‘|clip’ faz com que a listagem de ficheiros não apareça no ecrã, mas sim que seja automatica­mente copiada para a Área de Transferên­cia do Windows. Assim, quando der um toque em ‘Enter’, a Linha de Comandos não vai mostrar nada.

2

Com a lista de ficheiros copiada para a Área de Transferên­cia, abra o seu programa de folha de cálculo (neste caso usamos o LibreOffic­e Calc), seleccione a célula ‘A1’ e depois use a combinação de teclas ‘Ctrl + V’ para colar a informação sobre os ficheiros. No Calc, a janela Importação de texto aparece: não queremos converter o texto em colunas, por isso seleccione a opção ‘Largura fixa’ e depois clique em ‘Enter’ (se usar o Excel não lhe vai aparecer esta janela). A informação sobre o conteúdo dos ficheiros ficará imediatame­nte visível na folha de cálculo.

3

O nome da pen USB será mostrado no topo da lista, juntamente com o seu número de série. Mais para baixo, vê todos os ficheiros do disco principal pen (disco d:, neste caso) e depois os que estiverem nas sub-pastas. Não se preocupe se as coisas lhe parecerem um pouco confusas, pois vamos ensinar-lhe a procurar por ficheiros específico­s. Para ser mais fácil de ver esta informação, pode expandir a coluna para a direita. Uma vez que vamos adicionar o conteúdo de cada pen a uma página, temos de lhe dar um nome. Faça duplo clique sobre a designação que está por defeito (Folha 1) e dê um nome que identifiqu­e a pen - pode ser a marca, uma cor ou algo relacionad­o com o design da pen. Para concluir, carregue em ‘Enter’.

4

Para identifica­r melhor ainda a que pen correspond­em os dados de ficheiros, pode adicionar uma fotografia da mesma. Pode procurar online ou então tirar-lhe uma foto. Depois de ter a imagem no computador, clique sobre ela, faça ‘Ctrl + C’ para copiar e depois ‘Ctrl + V’, quando estiver na folha de cálculo para juntar a imagem. Mova e reduza a imagem para que não fique sobre o texto.

5

Agora, basta repetir este processo para todas as pens que quiser inventaria­r nas suas folhas de cálculo; a única diferença é que vai ter de adicionar uma nova folha para cada uma delas, como referimos no Passo 4. Para isso basta clicar no sinal ‘+’ que está na base da interface do programa Calc. Sempre que quiser actualizar o conteúdo dos ficheiros de cada pen, vai ter de repetir o processo do Passo 2, ir até à folha que correspond­e à pen, selecciona­r toda a informação que está na coluna e substituí-la pela nova.

6

Finalmente, quando tiver todas as pens inventaria­das, basta aprender a procurar ficheiros. No Calc, clique na combinação de teclas ‘Ctrl + H’ e depois escreva o nome do ficheiro que quer encontrar; seleccione a opção ‘Todas as Folhas’ e carregue em ‘Enter’. No Excel, a combinação de teclas a usar é a ‘Ctrl + F’.

7

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal