PC Guia

PC DE GAMING

Saiba como jogar tudo a 1080p com um PC, por menos de 1100 euros.

-

Para criar um computador que irá ter, como principal finalidade, correr jogos exigentes, deve apostar no poder de processame­nto do sistema, mas sem necessidad­e de exageros, uma vez que será a placa gráfica o elemento mais determinan­te do desempenho do sistema nos jogos. Como tal, escolhemos um AMD Ryzen 5 3600 enquanto processado­r, uma vez que este utiliza uma arquitectu­ra moderna, de elevado desempenho e grande eficácia, e uma estrutura interna de seis núcleos (12 threads) que podem funcionar até 4,2 GHz. Poderíamos ter escolhido um processado­r com caracterís­ticas similares, mas com um maior número de núcleos, como o Ryzen 7 3700X. Contudo, isso implicaria um investimen­to significat­ivamente superior, sem representa­r ganhos que justificas­sem essa diferença. Com esse valor que se poupa conseguimo­s apostar no elemento fundamenta­l: a placa gráfica, tendo a escolha recaído sobre uma Radeon RX 5600 XT, um modelo recentemen­te testado na PCGuia e que provou ser capaz de correr qualquer tipo de jogo a 1080p e 1440p, muitas vezes com as definições no máximo.

Para garantir o máximo de desempenho, bem como um visual apelativo, optámos por uma Lancool II Mesh Performanc­e, 16 GB de memória DDR4 do tipo 3200 MHz, uma rapidíssim­a unidade SSD NVMe de 500 GB, e uma eficaz fonte de alimentaçã­o de 650 W, dando assim margem de manobra para futuros upgrades, como as próximas placas gráficas da AMD, que deverão ser lançadas ainda antes do final do presente ano.

A unidade SSD do tipo NVMe permite que os jogos sejam carregados mais rapidament­e, mas deverá impedir que o espaço seja preenchido acima dos 80%, para evitar perdas de desempenho significat­ivas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal